Erguido em 1923 nos altos do bairro Rio Branco, em Porto Alegre, o imponente edifício Pia Chaves Barcellos está oficialmente tombado. Ao som da Orquestra Jovem do RS, a cerimônia de notificação ocorreu na noite da última quarta-feira (21), na pequena capela localizada no interior do prédio - uma verdadeira relíquia em estilo neogótico, já retratada aqui na coluna.
Proposto pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, o tombamento é uma iniciativa da prefeitura, para que o local seja reconhecido, de fato, como patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da Capital.
Com isso, a construção passa a ser protegida e deve ter as características originais preservadas. É um ganho para a cidade.
Idealizado por Pedro e Ilza Chaves Barcellos, o espaço sediou, durante décadas, uma entidade voltada ao acolhimento de meninas órfãs. Neste ano, o prédio voltou aos holofotes ao receber a 30ª CasaCor RS, uma das principais mostras de decoração, paisagismo, arquitetura e design da América Latina.
A partir de 2023, o local passará a abrigar a sede da Escola Pampeano, seguindo a sua tradição educacional e o desejo dos seus idealizadores.