Casarão erguido em 1923 nos altos do bairro Rio Branco, em Porto Alegre, o Pia Chaves Barcellos se prepara para receber, a partir de 2023, aulas do Ensino Infantil e Fundamental da Escola Pampeano. A construção passará por revitalização coordenada pelo escritório de arquitetura Studio 1, que enviou à coluna as primeiras imagens do projeto.
A ideia é preservar ao máximo as características originais do prédio. Por dentro, haverá adaptações, como instalação de elevadores e escadas de incêndio. No pátio interno, será construída uma estrutura de vidro para abrigar equipamentos e por onde os pais entrarão para deixar os filhos, conta o arquiteto Lucas Volpatto.
Forros de madeira e assoalhos, assim como a capela que fica junto ao casarão, também serão mantidos, mas restaurados. As obras começarão assim que acabar a Mostra CasaCor, no início de outubro. O investimento é estimado em R$ 10 milhões, e deverá contar com leis de incentivo.
O edifício da Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos foi construído originalmente para servir de orfanato e funcionou como internato até o início dos anos 2000, administrado pelas Irmãs Franciscanas da Penitência. Depois disso, sediou um campus universitário da Rede Metodista de Educação, até 2016.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.