À moda antiga, Saymon Dall Alba ajoelhou-se diante da amada. Com um buquê de de antúrios, bocas-de-leão, anastasias e lisianthus em uma das mãos e o anel de noivado na outra, respirou fundo, tomou coragem e perguntou:
— Bárbara, quer casar comigo?
Arquitetos de profissão, parceiros no trabalho e na vida, Saymon e Bárbara Fernandes escolheram um lugar com significado especial para sacramentar o amor: uma pequena capela neogótica, quase desconhecida em Porto Alegre. A igrejinha fica no interior do casarão erguido em 1923 por Pedro e Ilza Chaves Barcellos, nos altos do bairro Rio Branco.
Por décadas, o local sediou a Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos, que, aos cuidados de irmãs franciscanas, acolheu meninas órfãs e crianças carentes. Agora, o prédio está sendo preparado para receber, a partir do próximo dia 6, a 30ª CasaCor RS - principal mostra de decoração, paisagismo, arquitetura e design da América Latina, com 40 ambientes, 70 profissionais diretamente envolvidos e média de público de 35 mil visitantes a cada edição.
Saymon e Bárbara participam do evento e estão trabalhando no local.
— Eu já tinha me decidido a fazer o pedido no dia em que a gente completasse sete anos de namoro. Como estávamos finalizando projetos na CasaCor, nossa madrinha e amiga Muriel Froener, que é engenheira civil e também trabalha no evento, me sugeriu a capela. O prédio é lindo, e ela me ajudou a organizar tudo. Não pensei duas vezes — conta Saymon.
Bárbara também não. Emocionada, ela disse “sim”.
Joia arquitetônica
Segundo o arquiteto e coordenador de patrimônio histórico e restauro do prédio, Lucas Volpatto, o templo é, de fato, um pequeno tesouro.
— É uma das mais belas construções desse estilo no Rio Grande do Sul. A planta é assinada pelo construtor e engenheiro Alfredo Haasler e se destaca pelos arcos ogivais, os vitrais coloridos e o retábulo em madeira — diz Volpatto.
Durante a CasaCor RS, os visitantes poderão visualizar o interior da igreja enquanto conhecem os espaços em exposição. O prédio fica na Rua Dona Leonor, nº 360, e o evento vai até 2 de outubro. Após a mostra, a intenção é de que o casarão passe a abrigar, no futuro, uma escola.
Para se programar
- A CasaCor RS começa em 6 de agosto e vai até 2 de outubro
- De terças a sextas-feiras, das 13h às 20h30min (visitação até as 22h)
- Sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h30min (visitação até as 22h)
- Endereço: Rua Dona Leonor, nº 360, bairro Rio Branco, Porto Alegre