Durante muito tempo, livros sobre música e músicos eram raridade no Brasil. Nos anos 1980, esse panorama começou a mudar e em minha biblioteca estão cerca de 800 títulos dos milhares lançados de lá para cá. Pode parecer exagero, mas, dos que conheço, não há nada parecido com o recém-lançado 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho, de Cristiano Bastos e Rafael Cony. Com o subtítulo de Influências e Vertentes, o livrão (308 páginas no formato 25cm x 30cm, capa dura) ocupou três anos da vida dos dois, apoiados por cerca de 300 colaboradores/apoiadores. Foi um trabalho insano de edição e design, mas o resultado é primoroso e redimensiona a estatura cultural e histórica "desse tal rock gaúcho".
A relação dos cem álbuns saiu de listas de 10 indicados por cem curadores. O legal é que radicalismos excludentes não entram na parada, quer dizer: ao lado do rock explícito do Bixo da Seda, dos Replicantes e da Cachorro Grande, estão Almôndegas, Nei Lisboa e Ian Ramil, por exemplo. O espírito do livro é rock, sim, mas é mais o olhar sobre a música pop/urbana produzida em Porto Alegre e no RS em 50 anos.
A filosofia editorial dá ainda maior abrangência a esse aspecto abrindo capítulos especiais para: álbuns em fitas cassete, gravações ao vivo, coletivos/coletâneas (tipo Paralelo 30, Rock Garagem), mulheres na música, música negra, DVDs, livros. É uma enciclopédia!
Bueno, os cem são apresentados cada um em duas páginas, com reprodução da capa (em página inteira) e contracapa, textos sobre o disco e sobre a banda/autor. Sob a capa maior, aparecem capinhas de três discos de outras bandas/autores sob o titulinho Ouça também, para tecer relações. Exemplo: sob a capa grande do LP Por Favor Sucesso, da banda Liverpool (1969), sugere-se conhecer o CD Fingerprint, de Zé Flávio (2017). E há ainda textos de Fernando Rosa, Marcelo Birck, Carlos Gerbase, Joana Alencastro, Zeca Azevedo, Marcello Campos e outros sobre o rock gaúcho, suas histórias e seus personagens. Parabéns, Cristiano e Cony. Me envaidece ter o nome no conselho editorial desta maravilha.