Tragédias trazem sofrimento e dor, mas também ensinamentos. A urgente mudança no modo como historicamente temos nos relacionado com a natureza vem sendo bastante enfatizada nestes dias. Da mesma forma, os tipos de administração/controle dos espaços urbanos e suas expansões desordenadas. Isso e muito mais estará no centro dos debates daqui para a frente. Controlar a ignorante, insensível e descuidada ação humana.
Mas aqui se quer chamar a atenção para algo que pode passar ao largo das urgências, mesmo sendo relevante como elas: a incomparável, impressionante, concreta manifestação de solidariedade dos brasileiros de TODOS os Estados para com os gaúchos. Desde um passado separatista e bélico, de "celeiro agrícola", fantasiávamos ser vistos como um território à parte. Esta tragédia talvez nos torne mais brasileiros do que nunca.
Na área da cultura, motivo específico deste texto (com foco na música), logo que se configurou o cenário dramático começaram as ações solidárias. Iniciativas de ajuda tanto geral, para os flagelados expulsos de suas casas, como para os artistas, que perderam seus locais de trabalho — e muitos também ficaram sem moradia. Sem falar em toda a cadeia produtiva, de técnicos e produtores a funcionários de teatros, bares etc.
Não vale como comparação, mas cabe lembrar que na pandemia de covid-19 (apenas três/dois anos atrás) os artistas estavam entre os primeiros afetados no mercado de trabalho e os últimos a retomarem a normalidade. Naquela época, ocorreram várias ações de solidariedade e se criaram grupos agora rearticulados, embora as articulações hoje sejam mais complicadas, devido à quantidade de vítimas e à diversidade das questões.
Em Porto Alegre, multiplicam-se iniciativas como a de Marcelo Corsetti. Renomado guitarrista e produtor de músicos como Bebeto Alves, ele teve seu estúdio profissional TecAudio alagado, perdeu todos os móveis, mas conseguiu salvar as máquinas. Corsetti rifou sua preciosa Fender Stratocaster para ajudar colegas de outros estúdios — entre eles o Gravador Pub, também concorrido espaço de shows do 4º Distrito.
Instrumentos musicais danificados pela água suja são incontáveis e não falta socorro (grátis!) para eles. Um dos que os acolhem em Porto Alegre é o luthier Eduardo Barcellos, da loja OpenStage. E o auxílio vem ainda de longe, conta Corsetti:
— Lisciel Franco, engenheiro eletrônico de Petrópolis (RJ), estimulou os músicos gaúchos pelas redes sociais e já recebeu um caminhão de instrumentos para consertar.
Se fôssemos buscar os detalhes desta malha de solidariedade no Rio Grande e no país, ocupariam páginas. Então, para dar uma ideia geral do tamanho do envolvimento dos artistas,"simplificamos", anotando a seguir ações e iniciativas de ajuda material e arrecadação de fundos que, de alguma maneira, foram e vêm sendo divulgadas pela imprensa e, principalmente, pelas redes sociais, desde que a tragédia se instalou.
Iniciativas de maio
Dia 11 – Transmissão do show SOS Rio Grande do Sul, com o MPB4 e Kleiton & Kledir, pelo YouTube do MPB4.
Dia 15 – O Sated RS (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões) lança a campanha nacional "Contrate um artista do Rio Grande do Sul para trabalhar em seu Estado".
Dia 16 – O Prêmio Profissionais da Música, com sede em Brasília, promove encontro solidário, várias atrações na casa noturna Hop Capital Beer, com renda e doações para o RS.
Dia 17 – O Coletivo 342 Artes, do Rio, com histórico de campanhas beneficentes, divulga o vídeo Ação 342 RS. Textos de Jorge Furtado e manifestações de 99 artistas, entre eles Fernanda Montenegro, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Djavan, Joyce Moreno, Marieta Severo, Daniel Filho, Marcos Valle, Antonio Pitanga, Daniela Mercury, Lázaro Ramos, Zélia Duncan, Camila Pitanga, Gloria Pires, Toni Belotto, Julia Lemmertz...
Dia 18 – Programa Altas Horas, apresentado por Serginho Groisman na TV Globo, tem como chamada "SOS Rio Grande do Sul" e reúne Kleiton Ramil, Adriana Calcanhotto, Humberto Gessinger, Thedy Corrêa, Armandinho, Luka, Filipe Catto, Lucas Lima, Beto Bruno, Lucas Silveira e Vitor Kley.
Dia 19 – Em Lisboa, durante sete horas, músicos portugueses e brasileiros residentes em Portugal realizam o evento A Música Une, em que cerca de 500 pessoas fizeram doações. Entre outros, participaram Antonio Villeroy, Bernardo Lobo, Zé Renato, Paula Morelenbaum, Carla Visi e Erika Machado.
Dia 21 – Liderados pela cantora mineira Fernanda Garcya, nascida no RS, artistas de Minas Gerais fazem a Uai Tchê Live, transmitida pelo YouTube. Entre outros, Bruno Gouveia (Biquini Cavadão), Henrique Portugal (Skank), Sideral, Isabella Brant, Trio Amadeus e Nolli Brothers.
– Editora Besouro Box lança a campanha "Compre livros de autores gaúchos".
Dia 22 – Pedro Bial apresenta, no Viva Rio, o show Somos Todos Rio Grande do Sul, com Paula Toller, Ney Matogrosso, Barão Vermelho, Kleiton & Kledir, Fernanda Abreu, Rogério Flausino, Liminha, George Israel e Léo Jaime.
Dia 23 – A Oficina de Choro e a Oficina MPB das Escolas, em iniciativa apoiada pelo Instituto Ling, dão início a apresentações musicais nos abrigos de Porto Alegre.
Dia 25 – Lançamento do Coletivo RS Musica, reunindo mais de mil trabalhadores do setor, entre músicos, produtores e técnicos, distribuídos em várias atividades, entre elas divulgar a realidade vivida pela economia da cultura, arrecadar e distribuir donativos para colegas necessitados.
– Show SOS Trabalhadores da Cultura, no Bar Ocidente, com Nei Lisboa, Tenente Cascavel, King Jim, Carlinhos Carneiro, Pata de Elefante, Negra Jaque, Os Replicantes, A Ordem Inversa, Lucas Hanke e Cromatismo de Sensações, Fabão Soundsystem, Izmália & Alice Kranen.
Dia 26 – Casa da Música de Porto Alegre começa o "Circuito de música nos abrigos", com alunos da Orquestra Jovem, Escola AACAMUS, professores de música e músicos convidados.
Dia 27 – Direto do Rio, Zeca Pagodinho e a Central Única das Favelas RS lideram a live Samba Solidário RGS, pelo YouTube, com Gilberto Gil, Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Hamilton de Holanda, Teresa Cristina, Pretinho da Serrinha e Xande de Pilares.
– Setor do livro se engaja na recuperação do RS, com ações solidárias da Câmara Rio-Grandense do Livro e Clube dos Editores do RS, mais de uma centena de associados. Entre as ações, doações para bibliotecas públicas atingidas.
Dia 29 – Na casa de espetáculos Qualistage, do Rio de Janeiro, show Nação Solidária reúne os nordestinos Alceu Valença, Elba Ramalho, Chico César, Lenine e Geraldo Azevedo, com Vanessa da Mata (MT), Jorge Vercillo (RJ) e os gaúchos Adriana Calcanhotto e Kleiton & Kledir.
Dia 31 – Bar Opinião reúne Papas da Língua, DaGuedes, Comunidade Niun-Jitsu, Cristal, Duda Calvin, Produto Nacional, Tenente Cascavel e Frescoboys no show Opinião Solidário.
– Promoção do Plaza Hub, o Festival Beneficente pelo RS, apresenta, no hotel Plaza São Rafael: King Jim, Pata de Elefante, Veco Marques, Fredi Chernobyl, Nando Endres, Jacques Maciel, Werner Schünemann, Trick Bernardi, Marcelo Fornazier, Mestre Burfos e mais.
Iniciativas de junho
Dia 3 – Live Soma Nativista, ao vivo no YouTube do Estúdio Soma, com Renato Borghetti, Shana Müller, Cristiano Quevedo, Os Fagundes, Elton Saldanha, Ricardo Bergha, apresentação de Guri de Uruguaiana e Denise Cruz.
Dia 5 – Concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) em benefício da Associação dos Funcionários da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre atingidos pela enchente. Na Sala São Paulo.
Dias 7 a 16 – No Pavilhão do Parque, em Brasília, a 31ª Expotchê realiza a edição especial Juntos pelo Sul. Expositores de mais de 40 municípios gaúchos arrecadarão doações para os desabrigados. Shows: Nenhum de Nós, Elton Saldanha, Chimarruts, Grupo Tholl, Grupo Ana Terra, Gurias Gaúchas, Overdrive Duo, grupos de dança e, entre outros, o Grupo Z, de Brasília, tocando músicas de bandas gaúchas.
Dia 7 – Festival Salve o Sul no estádio Allianz Parque, em São Paulo, a partir das 20h20min, com o show Amigos, de Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano e Leonardo.
Dia 9 – Festival Salve o Sul no estádio Allianz Parque, em São Paulo, as partir das 14h30min, com Luísa Sonza, Lulu Santos, Menos É Mais, Preta Gil, Xand Avião, Gloria Groove, Turma do Pagode, Duda Beat, Lexa, Neto Fagundes, Vitor Kley, Armandinho, Guri de Uruguaiana, Lara Rossato, Elton Saldanha, Luísa Barbosa, Cristiano Quevedo, Os Monarcas e mais.
Dia 14 - No Bar Opinião, o festival Back to Grezz reunirá DJ Piá, Banda Grezz, Serginho Moah, Juliano Barreto, Indira Castro, Jambo Trio, Adriana Deffenti, Luciano Leães, Solon Fishbone, Luana Pacheco e a The Hard Working Band. Renda revertida para a casa noturna Grezz, atingida pela enchente no 4º Distrito.
Dias 14, 15 e 16 - Feira do Livro especial no Instituto Ling, com venda e lançamento de livros, autógrafos, debates literários e oficinas. Evento em apoio às editoras e livrarias atingidas pelas águas.
Dia 16 – No aeroporto de Florianópolis (Floripa Airport), o Tum Festival realiza a edição especial Tum SOS RS, para arrecadação de fundos aos músicos e flagelados. Atrações: Renato Borghetti, Filipe Catto, Nei Lisboa, Negra Jaque, Família Lima, Guinha Ramires e convidados.
Dia 19 – Começa o Festival de Música Colaborativo Cantando Juntos o Mundo Melhora, iniciativa do projeto Sarau do Solar/Assembleia Legislativa com o Coletivo RS Música Urgente, Associação Pró-Música de Porto Alegre e o Theatro São Pedro. Na abertura, Luciano Maia convida Joca Martins e César Oliveira e Rogério Melo, e Paola Kirst convida Dionísio Souza, André Paz e Stephanie Soeiro.
Dia 20 – Segue o Festival de Música Colaborativo, com a Orquestra Theatro São Pedro regida por Evandro Matté, tendo como solistas JJ Thamesz e Luciano Leães.
Dia 21 – Segue no Theatro São Pedro o Festival de Música Colaborativo, com programa organizado pelo Coletivo RS Música envolvendo cerca de cem profissionais em três espaços: o saguão, o foyer e o palco principal. Começa às 17h com o Diálogo de Tambores; às 18h, a Orquestra Villa-Lobos; às 19h, a Oficina de Choro e, às 20h, o show Música Urgente, combinando mais de 40 instrumentistas e intérpretes de várias áreas/gêneros (MPB, regional, rock, erudito, instrumental).
Dia 22 – No Theatro São Pedro, segue o Festival de Música Colaborativo, com Ian Ramil e banda Tetein, mais Nina Nicolaiewsky & Sucinta Orquestra.
Dia 22 – No Auditório Araújo Vianna, Festival Recomeço, com a banda Fresno convidando Humberto Gessinger, Renato Borghetti, Lucas Lima, Os Fagundes, Carlinhos Carneiro, Rafa Machado, Serginho Moah, Duda Calvin, Duca Leindecker, Peppe Joe, Mano Changes, Alemão Ronaldo, Tchê Gomes, Frank Jorge, Nei Van Soria e Rafael Malenotti.
Dia 23 – Último dia do Festival de Música Colaborativo, com Gabriel Selvage e Lúcio Yanel no Theatro São Pedro.
Sem contar que a maioria das casas noturnas que reabriram em Porto Alegre adotaram o ingresso solidário.