A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) autorizou o uso da Base Aérea de Canoas para pouso e decolagem de voos fretados envolvendo equipes de futebol em competições sul-americanas. A permissão atende um pedido feito pela dupla Gre-Nal ao governo federal.
A primeira autorização envolve do Delfin, do Equador. O clube equatoriano jogará contra o Internacional no sábado no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul pela Copa Sul-Americana. Para o deslocamento de ida, o clube optou por pousar em Caxias do Sul. Para o retorno do time equatoriano ainda não há a confirmação de deslocamento da delegação.
As operações internacionais na Base Aérea de Canoas precisarão ser comunicadas com antecedência de, no mínimo, 48 horas. Este prazo é necessário para acionamento de estruturas da Receita Federal, Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O Grêmio também poderá ser beneficiado quando houver compromissos pela Libertadores da América. Porém, o próximo jogo do Tricolor, no sábado, já está agendado para o Couto Pereira.
Dessa forma, a dupla Gre-Nal não deverá usar do expediente antes do final de julho, quando estão previstos os próximos compromissos pelas duas competições sul-americanas. Ao Internacional ainda resta também a confirmação da segunda colocação no seu grupo para participar da fase de repescagem da competição.