Uma demanda da dupla Gre-Nal está próxima de ser atendida. O Ministério Extraordinário da Reconstrução está viabilizando para liberar, na próxima segunda-feira (3), a liberação provisória para voos fretados e até mesmo internacionais de clubes de futebol em Canoas. A medida não deverá influenciar no tráfego permitido em virtude do fechamento temporário do Salgado Filho.
O pedido tinha sido feito pelos clubes gaúchos em reunião realizada no Beira-Rio, há algumas semanas. Os representantes fizeram a solicitação para a permissão para Canoas ou Caxias conseguirem recepcionar aeronaves fretadas com as suas delegações ou adversárias.
Inclusive, segundo o governo, a liberação também envolve voos internacionais. O primeiro beneficiado tende a ser o Delfín, adversário do Inter, pela Sul-Americana, no próximo sábado (8), no estádio Alfredo Jaconi.
— Falta a autorização da ANAC que sai na segunda-feira. Verbal já temos. Precisamos da concordância da Receita Federal, da Agricultura, Vigilância Sanitária, Polícia Federal e Anvisa. Eles têm estrutura para fazer aqui no Rio Grande do Sul e resta a Anac, que vai autorizar na segunda ou terça — revelou para GZH o secretário de Comunicação Institucional do Governo Federal, Maneco Hassen.
Segundo ele, a medida não reduzirá a cota limitada de cinco voos diários da base aérea de Canoas. A estrutura será organizada para atender essa demanda extraordinária:
— Foi um pedido dos clubes para o ministro Pimenta. Ele prontamente tratou de realizar —disse.
A decisão, que já foi sinalizada para os clubes, também atenderá adversários do Brasileirão. Assim, eventualmente, quando Inter e Grêmio retornarem a atuar em Porto Alegre ou nas proximidades, as equipes da Série A podem, desde que em voos fretados, utilizar a mesma estratégia.