O Grêmio planeja indicar o local do Gre-Nal do dia 23 de junho apenas após o último jogo marcado para Curitiba, contra o Estudiantes, no próximo sábado (8). Hoje, o estádio mais cotado é o Mané Garrincha, em Brasília. Contudo, o Presidente Vargas, em Fortaleza, e até o próprio Couto Pereira são avaliados pela direção.
Com a Arena indisponível por tempo indeterminado, o Tricolor vem adotando uma rotina itinerante. Após os três jogos previstos para a capital paranaense, a direção deve indicar o Mané Garrincha para a partida contra o Botafogo, no dia 13. Já o palco do Gre-Nal do dia 23, pelo primeiro turno do Brasileirão 2024, deve ser definido perto do prazo limite imposto pela CBF, de 10 dias corridos antes do confronto.
Quais os estádios cotados pelo Grêmio para o Gre-Nal
Conforme apurado por GZH, para facilitar os deslocamentos entre os jogos de junho, o Grêmio tentou inverter o mando de duas partidas fora de casa, conforme brecha aberta pelo Conselho Técnico da CBF - contra Botafogo, no dia 16, e Fortaleza, no dia 19. Entretanto, os dois clubes recusaram a proposta. Desta forma, o clube deve priorizar a logística para escolher o local do clássico.
Mané Garrincha (Brasília): o favorito pela presença de gaúchos
Hoje, o estádio Mané Garrincha, em Brasília, é o mais cotado por unir os dois principais elementos avaliados pelo clube: torcida e logística favorável. Além da presença intensa de gaúchos no Centro-Oeste, o Tricolor, após o Gre-Nal, já permaneceria na região para a partida do dia 26, contra o Atlético-GO, em Goiânia, situada a pouco mais de 200 quilômetros da capital federal. Reformado para a Copa do Mundo 2014, o Mané Garrincha tem capacidade para mais de 72 mil torcedores.
Presidente Vargas (Fortaleza): cotado pela logística
O estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, é considerado o ideal, se analisado unicamente o aspecto logístico, uma vez que o Grêmio já estará na capital cearense para a rodada anterior, contra o Fortaleza, no dia 19, enquanto o Inter terá que se deslocar do Rio Grande do Sul ou de Santa Catarina, onde terá enfrentado o Corinthians. Com capacidade para 20 mil torcedores, o PV, como é conhecido, é marcado pelo estilo "alçapão", por conta da proximidade das arquibancadas com o campo.
Couto Pereira (Curitiba): onde o clube se sentiu em casa
Há no Grêmio quem defenda que o Gre-Nal seja realizado no Couto Pereira, em Curitiba, em virtude da boa experiência vivida pelo clube na vitória por 4 a 0 sobre o The Strongest-BOL, quando o fator local foi decisivo e o time se sentiu de fato em casa. Contudo, não é a opção preferencial, por conta da logística. Afinal, o Grêmio teria a desvantagem de viajar de Fortaleza até a capital paranaense, enquanto o Inter já estaria no Rio Grande do Sul ou em Santa Catarina, bem mais perto do local do jogo.
Pedidos negados pelos adversários
Para poder mandar o Gre-Nal no Couto Pereira, o Grêmio chegou a tentar inverter o mando de campo do jogo contra o Fortaleza, no dia 19. Neste caso, o Tricolor poderia mandar as duas partidas em Curitiba. No entanto, conforme apurado por GZH, o clube cearense não aceitou a proposta.
A direção gremista também tentou inverter o mando com o Botafogo para disputar a partida do dia 16, no Rio de Janeiro. Contudo, o clube carioca recusou, pois, nesta data, o estádio Nilton Santos está cedido para um show da banda Natiruts. A ideia do Tricolor era uma base no Rio, após o jogo do dia 13, contra o Flamengo, marcado para o Maracanã.
O desejo original do Grêmio, aliás, era disputar o Gre-Nal do dia 23 no Maracanã, desde que o clássico do segundo turno, no entanto, de mando colorado, também fosse em campo neutro. Contudo, o Inter não abriu mão de disputar a partida no Beira-Rio.
Sendo assim, por enquanto, o Gre-Nal do primeiro turno segue com um asterisco na tabela em relação ao local. E deve seguir assim até o Grêmio retornar de Curitiba.
Confira o calendário tricolor para os próximos jogos:
- 01/06 (sábado): Grêmio X Bragantino - Estádio Couto Pereira, em Curitiba
- 04/06 (terça): Huachipato X Grêmio - Estádio CAP, em Talcahuano-CHI
- 08/06 (sábado): Grêmio X Estudiantes - Estádio Couto Pereira, em Curitiba
- 13/06 (quarta): Flamengo X Grêmio - Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
- 16/06 (sábado): Grêmio X Botafogo (local indefinido, mas o mais provável é o estádio Mané Garrincha, em Brasília)
- 19/06 (quarta): Fortaleza X Grêmio (Arena Castelão, em Fortaleza)
- 23/06 (domingo): Grêmio X Inter (local indefinido, sendo que as opções são o Mano Garrincha, em Brasília, o Presidente Vargas, em Fortaleza, e o Couto Pereira, em Curitiba)
- 26/06 (quarta): Atletico-GO X Grêmio (estádio Antônio Accioly, em Goiânia)