O Arroio Dilúvio deverá transbordar com a elevação do Guaíba, em Porto Alegre. A cota de inundação, de 3m, foi atingida no início da tarde desta quinta-feira (2).
A previsão do governo do Estado é de que possa passar dos 4m20cm nesta sexta (3). Antes mesmo de chegar nos 4m, já pode provocar o transbordamento do Dilúvio, alerta o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Maurício Loss.
— Não sabemos estimar quanto (o Guaíba vai subir), mas a água do arroio não vai conseguir escoar para o Guaíba e, certamente, ela deve voltar, deve fazer o caminho inverso. A partir daí, toda água que está vindo de Viamão não vai conseguir romper a força do Guaíba. Então pode transbordar, sim — avalia Loss.
A análise leva em conta também a presença do vento sul. Quando isso acontece, a água demora mais tempo para conseguir se deslocar para a Lagoa dos Patos.
Entre 13h e 14h de quinta-feira (2), a água do Guaíba subiu 8cm, para 3m09cm. O monitoramento está sendo feito constantemente pela prefeitura. A cota de cheia, estipulada para Porto Alegre, foi atingida às 13h15min.
As projeções indicam que o nível do Guaíba não irá baixar antes de segunda-feira (6). Até lá, as comportas de proteção contra as cheias permanecerão fechadas.
Se o Guaíba chegar a 4m20cm, será a marca mais alta desde 1941, quando a Capital enfrentou uma enchente histórica, que levou a água a 4m75cm.
O Arroio Dilúvio está presente na vida do porto-alegrense. Ele passa por 10 bairros da cidade somente no trecho da Avenida Ipiranga. Segundo dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), mais de 28 mil veículos passaram diariamente pela via em 2020.
Em 2023
Em novembro do ano passado, o Guaíba atingiu 3m46cm na régua do Cais. Quando isso ocorreu, ruas do Centro, do 4º Distrito e bairro Menino Deus tiveram água retornando dos bueiros, o que deve se repetir.