A limpeza do teto da Arena do Grêmio começará na sexta-feira (8). O serviço será executado por dois robôs.
A empresa Climber Robotics, contratada para realizar a limpeza, começou a instalar nesta quarta-feira (6) os cabos de segurança - chamados de Linha de Vida -, que vão dar proteção aos trabalhadores. Os valores investidos na limpeza não foram informados.
A expectativa da Arena Porto-Alegrense é que a intervenção será realizada em 40 dias úteis. Em dias de jogos, por segurança, o serviço será suspenso.
Um pacote de três limpezas foi contratado. A tendência é que os serviços serão realizados uma vez a cada seis meses.
- Inicialmente vamos avaliar a qualidade do serviço. Mas vamos avaliar a eficiência deles - destaca o CEO da Arena Porto-Alegrense, Mauro Guilherme Araújo.
Além da aspiração, também é preciso fazer a escovação mecânica, semelhante ao que ocorre nas lavagens automáticas de veículos.
A última vez que este serviço ocorreu foi em abril de 2021. A sujeira da cobertura tem chamado a atenção por quem passa pelo estádio.
Quando a limpeza é concluída, em pouco tempo, o serviço já precisa ser retomado. Em 2017, limpeza semelhante também foi realizada.
Robôs em ação
O robô tem dois metros de largura e pesa 100 quilos. Para chegar ao topo do prédio, ele é içado por um cabo de aço. A Climber Robotics foi criada em 2022, com foco em edifícios corporativos. Em seu site, a empresa informa já teratuado na limpeza de prédios como o do CIEE, Shopping Praia de Belas, Mr. Shan, Platinum Tower, Shopping Iguatemi e Barra Shopping Sul.
Gestão
Por contrato, a Arena Porto-Alegrense tem até 2032 para atuar no estádio. Em gestões passadas, o Grêmio tentou antecipar o controle da Arena, mas as negociações não evoluíram.