Nas próximas semanas, a Arena do Grêmio vai receber uma movimentação diferenciada. Alpinistas passarão a escalar a estrutura.
A movimentação fará parte do trabalho de limpeza do teto do estádio. A última vez que este serviço ocorreu foi em abril de 2021.
De acordo com o CEO da Arena Porto-Alegrense, Mauro Guilherme Araújo, a empresa que realizará a empreitada já foi contratada. Seu nome não foi revelado pois ainda há alguns detalhes a serem acordados.
Porém, Araújo antecipa que a limpeza será realizada pelo período de dois meses. Em dias de jogos, o serviço será suspenso.
A sujeira da cobertura tem chamado a atenção por quem passa pelo estádio. Quando a limpeza é concluída, em pouco tempo, o serviço já precisa ser retomado. Em 2017, limpeza semelhante também foi realizada.
Modelo definitivo
A Arena Porto-Alegrense está buscando uma alternativa que envolva investimento em tecnologia. A solução definitiva é aguardada para ainda este semestre. Uma outra empresa será contratada. Ela irá dispor de robôs, que irão fazer a limpeza da cobertura por automação.
Além da aspiração, também é preciso fazer a escovação mecânica, semelhante ao que ocorre nas lavagens automáticas de veículos.
Gestão
Por contrato, a Arena Porto-Alegrense tem até 2032 para atuar no estádio. Em gestões passadas, o Grêmio tentou antecipar o controle da Arena, mas as negociações não evoluíram.