Depois de uma década, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está retomando um projeto que envolve a BR-386. A ideia é duplicar 50 quilômetros da rodovia, entre Carazinho e Sarandi.
Este trecho não está compreendido pela concessão da CCR ViaSul. A empresa é responsável pela rodovia de Canoas a Carazinho.
"O trecho objeto deste Termo de Referência atualmente se desenvolve na sua maioria em pista simples e já apresenta problemas de fluidez devido ao significativo volume de tráfego, pondo em risco a segurança do usuário, além do aumento no tempo de viagem com custos diretos à economia da região, conforme informa a Unidade Local de Passo Fundo", informa o Dnit.
Um edital foi lançado em 28 de dezembro pela autarquia. O objetivo é contratar uma empresa que executará o projeto básico e executivo da duplicação.
As propostas serão recebidas em 15 de fevereiro. Pelos estudos, a empresa vencedora irá receber até R$ 7,39 milhões. Ela deverá executar o trabalho durante 13 meses.
Além da duplicação, os projetos deverão prever construções de ruas laterais. Também será preciso estipular a adequação de três pontes e a criação de duas passarelas.
Ainda segundo a autarquia, o congestionamento entre Sarandi e Carazinho será agravado quando a CCR ViaSul concluir a sua parte da duplicação. O departamento prevê que a obra "provocará grande impacto socioeconômico na área envolvida, aumentando a atratividade de investimentos e oportunizando vantagens competitivas, desenvolvimento econômico, crescimento local e inclusão social".