Nesta terça-feira, os deputados federais gaúchos definiram a extensão da duplicação da BR-386 de Lajeado a Iraí como uma das 20 emendas que devem ser incluídas no Orçamento Geral da União 2013.
Contando que a duplicação no trecho entre Tabaí e Estrela esteja concluído no segundo semestre do ano que vem, faltariam cerca de 350 quilômetros do Vale do Taquari até a divisa com Santa Catarina, no Noroeste do Estado, para serem duplicados. O que significa que 77% da rodovia Canoas-Iraí ainda é de pista simples.
O valor total das 20 emendas da bancada gaúcha para 2013 é de R$ 200 milhões. Um estudo técnico ainda vai ser feito para definir qual a fatia que cada emenda vai receber. Há também previsão de recursos para projetos de infraestrutura em diversas rotas turísticas gaúchas, a construção do Campus da UERGS em Porto Alegre, a manutenção de estradas vicinais e a aquisição de máquinas, implementos e serviços agrícolas.
De acordo com o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), a expectativa é de que no próximo ano comece a ser feito o projeto para duplicação da BR-386 até Iraí. Somente após o projeto é que será definido de que forma vão ocorrer as obras - provavelmente em etapas - e quando começarão.
- A maior vitória é que a duplicação foi incluída entre as nove emendas consideradas prioritárias, por isso tem garantia de continuidade e não sairá da previsão orçamentária até que seja concluída - explica Goergen.
A definição das prioridades da bancada gaúcha é o primeiro passo na luta pela liberação dos recursos. O próximo passo será a articulação política para a inclusão dessas emendas no Orçamento Geral da União do próximo ano. A última etapa é o pagamento efetivo dos recursos empenhados junto ao governo federal.
Segundo o presidente da Comissão Pró-Duplicação, o prefeito de Fazenda Vilanova José Cenci, esta é uma grande vitória:
- A rodovia duplicada significa o desenvolvimento dos nossos municípios e do Estado, porque a estrada tem grande importância econômica e turística, mas está saturada e perigosa.
Estimativa da Comissão Pró-Duplicação é de que o projeto de duplicação do trecho entre Lajeado e Iraí custe em torno de R$ 18 milhões. Já a execução da obra poderia custa cerca de R$ 1,5 bilhão.
Em outubro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul já havia encaminhado uma proposta de licitação para duplicar aproximadamente 170 quilômetros da BR-386, entre Carazinho e Lajeado. Cabe aos técnicos do departamento, em Brasília, construir o edital que vai contratar a empresa que executará o estudo de viabilidade técnica.
O Dnit foi procurado pela reportagem, mas, até as 19h, não havia se manifestado sobre as obras em andamento e as futuras melhorias.
Raixo X da rodovia
A BR-386 é uma das mais importantes vias de ligação da Região Metropolitana com o interior do Estado. No entanto, embora tenha mais de meio século de existência, a maior parte da rodovia não é duplicada.
> Canoas a Tabaí (61 quilômetros): duplicado
> Tabaí a Estrela (33 quilômetros): está em obras, com 80% do trecho duplicado (conforme a Comissão Pró-Duplicação) e tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2013
> Estrela a Lajeado (8 quilômetros): duplicado
> Lajeado a Iraí (344 quilômetros): trecho de pista simples que deve ter projeto de duplicação atendido com recursos do Orçamento Geral da União 2013