Trafegar em partes das BRs 116 e 392, no sul do Estado, vai ficar custar mais caro em 2024. Os cinco pedágios administrados pela Ecosul deverão sofrer reajuste de 28% na próxima recomposição tarifária.
Com isso, os motoristas de carros, que hoje pagam R$ 15,20, deverão gastar R$ 19,50. O pedágio para caminhões com dois eixos, que atualmente custa R$ 30,50, deverá subir para R$ 39,00. O maior valor, para veículos com seis eixos, deverá passar de R$ 91,40 para R$ 116,00.
O reajuste de 2024 trará a recomposição dos índices inflacionários dos últimos dois, já que a última vez que o pedágio sofreu reajuste foi em novembro de 2022. Na ocasião, o valor da tarifa para carros subiu 23,5%, passando de R$ 12,30 para R$ 15,20.
Os novos valores já poderiam entrar em vigor no dia 1º de janeiro, data-base de reajuste dos pedágios da Ecosul, mas a votação que irá ratificar a recomposição não foi incluída na última reunião de diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Dessa forma, o aumento será apreciado em um dos próximos encontros de janeiro, fazendo com o que os novos valores já passem a valer ainda dentro do próximo mês.
Desde 1998
Originalmente, o contrato da Ecosul tinha 15 anos de duração. Começou a valer em julho de 1998 e deveria findar em 2013. Porém, no ano 2000, um aditivo prorrogou o vínculo até abril de 2026.
A Ecosul administra 457,3 quilômetros de estradas no sul do Estado. Na BR-116, o trecho fica entre Camaquã e Jaguarão. Na BR-392, entre Rio Grande e Santana da Boa Vista. Como forma de comparação, é quase a mesma quantidade que a CCR ViaSul tem sob sua responsabilidade - 473 quilômetros entre BR-101, freeway, BR-386 e Rodovia do Parque.
Prorrogação
A concessionária voltou a pedir prorrogação de contrato ao governo federal. O pedido está em análise. O valor do pedágio cairia dos atuais R$ 15,20 para R$ 11.
A empresa também se comprometeria a executar novas obras, como a duplicação de oito quilômetros da BR-392 e a reforma da ponte de São Gonçalo. Estas intervenções seriam concluídas até 2027. Se aprovado, o contrato será ampliado em mais 15 anos, a partir de abril de 2026.
Primeira vez
A primeira tentativa de prorrogar o contato ocorreu em 2021. A proposta foi levada ao então ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas. Em contraproposta, o governo chegou a propor incluir a duplicação da BR-290, Depois de meses de discussões, a ideia foi arquivada.
Naquela ocasião, a empresa se comprometia em concluir a duplicação da BR-116 entre Pelotas e Camaquã, duplicar oito quilômetros da BR-392, em Rio Grande, fazer a recuperação da ponte do Canal São Gonçalo, na BR-392, em Pelotas. O pedágio reduziria de R$ 12,30 para R$ 7,38.