O uso de uma britadeira para a retirada das lajotas que compõem as rampas de acesso para a Rua Duque de Caxias tem preocupado os moradores do entorno do viaduto Otávio Rocha. Nesta semana, um operário foi visto usando a ferramenta no piso da estrutura.
Como consequência, o calçamento próximo das escadarias internas foi picotado. Ele não poderá ser reaproveitado.
Uma foto do serviço em execução foi compartilhada em um grupo de vizinhos do Centro Histórico. Alguns moradores chegaram a demonstrar preocupação, pois a prefeitura estaria prevendo colocar pavimento de concreto na estrutura.
Procurada, a Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Epahc) da Secretaria Municipal de Cultura informa que recebeu essa informação e que "prontamente" foi verificar. A retirada do piso está prevista, pois será feita uma impermeabilização do viaduto. Mas, segundo o Epahc o projeto prevê a recolocação do mesmo pavimento.
"Foi solicitado ao fiscal da Smoi (Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura) que fosse interrompida essa etapa e vamos fazer uma reunião para ver se a retirada pode ser feita manualmente. Nessa reunião vamos verificar a melhor forma de fazer essa retirada do piso", informa a equipe do patrimônio histórico.
Uma reunião deve ser agendada para a semana que vem. Ainda de acordo com a secretaria, o piso não consta em nenhuma instrução de tombamento.
O secretário André Flores informa que não foi possível retirá-la manualmente pois o piso foi aplicado em um bloco de concreto. Porém, como o estilo de lajota é tombado, o mesmo tipo de piso - de ladrilho hidráulico - será instalado.
- O estilo é tombado, mas a pedra atual do viaduto não. E vamos preservar a característica histórica do viaduto - informa Flores.
A empresa Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia iniciou a obra de restauração do viaduto em 25 de novembro. O investimento na reforma será de R$ 13,7 milhões.
A revitalização será executada com recursos recebidos da Corporação Andina de Fomento (CAF) para recuperar a orla do Guaíba. A última vez que o viaduto de 270 metros de extensão foi recuperado foi em 2001.