A última madrugada foi de novos registros de luzes no céu de Porto Alegre. De acordo com o Observatório Espacial Heller & Jung, dois satélites foram os responsáveis por trazer o brilho de luzes extras.
Além disso, a capital gaúcha teve também a passagem de um meteoro. Aliás, de acordo com o professor Carlos Jung, o mesmo ocorrerá na próxima madrugada.
O fenômeno é conhecido como Chuva de Meteoros Leônidas. O pico dele ocorre entre 17 e 18 de novembro.
O registro da noite passada foi feito às 3h52min e proporcionou uma imagem que dá a impressão que meteoro passou atrás da lua. Sua passagem durou menos que 2 segundos.
- O meteoro ingressou na atmosfera a uma altitude de 96,9 quilômetros e foi extinto a 69,9 quilômetros. Teve duração de 1,41 segundos e uma magnitude de -1,7 - descreve o professor.
A chuva de meteoros ocorre todos os anos, em novembro. A Leônidas é originada de fragmentos do cometa 55P/ Tempel-Tuttle, de cerca de 3,6 quilômetros de largura, que orbita o sol. Ele demora 33 anos para dar uma volta completa no sol. O cometa passou pela última vez próxima do sol em 1998 e voltará novamente em 2031.