A cobrança de taxa extra por quem solicita um Uber a partir do aeroporto Salgado Filho vai render explicações à empresa. O valor aparece nos recibos dos clientes desde maio.
Foi neste período que passou a vigorar uma parceria entre a Uber e a Fraport. A chamada Taxa Aeroporto custa R$ 1,79 e é cobrada quando o ponto de origem é o terminal de passageiros.
O Movimento das Donas de Casa e Consumidores do Rio Grande do Sul encaminhou notificação, pedindo esclarecimentos. A Uber terá prazo de sete dias para providenciar resposta.
De acordo com o presidente da entidade, Cláudio Pires Ferreira, a empresa de aplicativo de transporte não está informando previamente, de forma clara, precisa e ostensiva, a cobrança. Somente após a realização da corrida, ao verificarem o recibo no app, os clientes são surpreendidos com a cobrança da citada taxa.
- O objetivo é solicitar, formalmente, os esclarecimentos necessários, bem como as providências para o atendimento do inciso III, do artigo 6°, do CDC (Código de Defesa do Consumidor), uma vez constatado a ausência de informações claras e adequadas. É uma oportunidade prévia da empresa realizar o contraditório. Caso a resposta não seja suficiente ou inadequada, bem como no silêncio, poderá ser proposta uma Ação Civil Pública - relata Ferreira.
O Procon de Porto Alegre também informa que irá adotar a mesma medida. Uma notificação será encaminhada pedindo que a Uber se explique. Lei do Código de Defesa do Consumidor destaca que é direito do consumidor saber, de forma adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.
A coluna procurou a Uber. Até o momento, não houve resposta aos novos questionamentos feitos.
Mas a empresa já informou que o preço sempre é exibido para o usuário antes da solicitação da viagem. Entram no cálculo itens como o preço mínimo (valor mínimo de uma viagem na cidade), valores baseados na estimativa de tempo e de distância, eventuais cobranças como pedágios ou taxas de regulação municipal, entre outros.
Além disso, diz a empresa que essa taxa extra é cobrada nos aeroportos, mas pode existir toda vez que houver grandes eventos. A Uber esclarece também que esse valor não fica com ela e que ele é arrecadado para que possa garantir a prestação do serviço. No caso do Salgado Filho, o montante é repassado para a Fraport. Já a administradora do aeroporto informou que o acordo com a Uber tem bases confidenciais.
Parceria
Desde maio, a Fraport oferece uma área de estacionamento do antigo terminal de passageiros para a empresa de transporte. Nela, os motoristas da Uber ficam aguardando a solicitação das corridas pelos clientes.
Cobrança para acessar o aeroporto
Desde 8 de agosto, os veículos que ingressam no Salgado Filho apenas para buscar ou levar passageiros precisam fazê-lo em 10 minutos. Se esse tempo for ultrapassado, é cobrado R$ 20,00 a cada 10 minutos.