Após três meses em teste, o controle de acesso de veículos ao aeroporto Salgado Filho vai entrar em funcionamento. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3) pela Fraport.
O uso do meio-fio, para embarque e desembarque de passageiros, será permitido por 10 minutos. Caso esse período seja excedido, serão cobrados R$ 20,00 a cada 10 minutos ultrapassados.
A cobrança será iniciada a partir de segunda-feira (8). O pagamento poderá ser feito nos pontos de autoatendimento da Estapar - localizados no Terminal de Passageiros, nos estacionamentos e nos totens próximos às cancelas de saída.
Os motoristas que desejarem permanecer por mais tempo no aeroporto, além do período indicado para embarque e desembarque em veículos, poderão buscar as áreas de estacionamento, que serão acessadas com o mesmo tíquete.
Após saber das intenções da Fraport, o Ministério Público Federal (MPF) decidiu pedir esclarecimentos. Uma das preocupações se refere ao tempo para as pessoas com deficiência (PCD). Sobre isso, haverá um atendimento diferenciado, desde que avisado com antecedência.
Quem necessitar de um tempo superior aos 10 minutos estipulados deverá enviar um e-mail para ouvidoriapoa@fraport-brasil.com. Nele deverá ser repassado o nome completo da pessoa com deficiência, a data da viagem, o número e horário do voo, a companhia aérea e cópia da Credencial de beneficiário, conforme previsto na lei 13.146/15. Estas informações deverão ser enviadas com, no mínimo, 72 horas úteis de antecedência à data da viagem. O limite máximo de tempo para isenção será de 30 minutos.
Aplicativos e ônibus
Ônibus do transporte público, devidamente cadastrados, terão acesso liberado automaticamente. Sobre o transporte por aplicativo, a empresa informa que uma área já foi criada no terminal antigo de passageiros para atender os motoristas da Uber. Outras empresas desse setor poderão buscar a mesma negociação.
Instalação em abril
As cancelas na entrada e na saída do terminal de passageiros foram instaladas em abril. Em duas ocasiões, a administradora do aeroporto alterou a data de início da cobrança. Problemas na emissão dos tíquetes, que ocasionaram filas, foram os principais motivos para os adiamentos.
De acordo com a Fraport, os frequentadores não precisam ficar preocupados com o tempo de deslocamento. Nas simulações realizadas, em horário de pico, o tempo gasto para entrar no aeroporto, pegar ou deixar passageiro - com malas - e sair do local foi de 5 minutos e 10 segundos quando o acesso ocorre pela área de desembarque. Já o tempo para a área do segundo piso - de embarque - foi ainda menor: 4 minutos e 6 segundos. A velocidade média percorrida foi de 15km/h.
A administradora do terminal reforça que o objetivo não é lucrar. A intenção é oferecer para mais pessoas as 43 vagas no setor de embarque - segundo piso - e 39 para a área de desembarque - térreo. Esse mesmo sistema já foi implementado nos aeroportos de Florianópolis - Santa Catarina -, e Natal - Rio Grande do Norte.