O italiano Jannik Sinner confirmou, neste domingo (17), por que se tornou o tenista a ser batido no circuito. Líder do ranking mundial desde 10 de junho, quando desbancou Novak Djokovic, ele derrotou o norte-americano Taylor Fritz, por duplo 6/4, em jogo que teve uma hora e 25 minutos de duração, e se sagrou campeão do ATP Finals.
Primeiro italiano a liderar o ranking, o jogador de 23 anos também é o primeiro de seu país a vencer o torneio. A campanha foi perfeita. Cinco jogos e cinco vitórias, sem perder nem um set sequer.
Em uma arena com 16,6 mil torcedores em Turim, Sinner contou com um público de futebol a seu lado. A cada ponto, os gritos de "ole, ole, ole, Sinner, Sinner" eram amplificados nas vozes dos tifosi.
Com um jogo agressivo, Sinner fechou a temporada da ATP com oito títulos. Em 76 jogos, ele venceu 70 partidas. Entre suas conquistas estão o Australian Open e o US Open, o que fez igualar Djokovic, que em 2015 e 2023, e Roger Federer, que em 2004, 2006 e 2007, venceram os dois Grand Slam antes de erguer o troféu do Finals, torneio que reúne os oito melhores do ano.
Agora, ele tentará levar a Itália ao bicampeonato da Copa Davis. As finais ocorrem na próxima semana, em Málaga, na Espanha. O primeiro adversário do time italiano será a Argentina.
Como foi a decisão
Sinner e Fritz voltaram a se enfrentar no torneio dias depois do confronto da fase de grupos, vencido pelo italiano por duplo 6/4. Neste domingo, após um começo equilibrado, o número 1 do mundo aumentou o ritmo e quebrou o saque do adversário em 4-3. Mantendo o serviço, com 90% de aproveitamento dos pontos jogados com o primeiro saque, Sinner fechou em 6/4 com um ace, o 10º na partida.
O script foi mantido no segundo set. Fritz se defendia e Sinner seguia atacando para delírio do público. Nem mesmo o poderoso saque do americano foi capaz de intimidar o italiano, que conseguiu a quebra em 3-2 e depois apenas manteve o serviço até fechar o jogo, com mais um 6/4.
A partida ainda marcou a despedida do árbitro de cadeira brasileiro Carlos Bernardes dos torneios da ATP. Ele deverá se aposentar definitivamente nas finais da Copa Davis.
Bernardes foi homenageado antes do jogo, com direito a foto com os finalistas e após a partida pelo presidente da ATP, Andrea Gaudenzi, que também confirmou que Turim seguirá sediando o evento até 2030. Mais uma conquista de Jannik Sinner.