Em um torneio que contou com a participação do melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, o uruguaio Diego Forlán, o gaúcho Orlando Luz comemorou neste sábado (16) o título de campeão de duplas do Aberto do Uruguai, torneio Challenger da ATP. Na decisão, ele e o argentino Guido Andreozzi venceram a parceira do argentino Mariano Kestelboim e do uruguaio Franco Roncadelli por 2 a 1, parciais de 4/6, 6/3 e 10-8.
Este foi o sexto título de Orlandinho na temporada. Antes ele já havia conquistado os challengers de São Leopoldo com Marcelo Demoliner; Bonn (Alemanha) ao lado do francês Theo Arribage; Villa Maria (Argentina) com Marcelo Zormann e Campinas com Mateus Alves. O tenista de 26 anos venceu o ATP 250 de Bastad (Suécia), com o conterrâneo Rafael Matos.
Na carreira, Orlando Luz conquistou o 43º título de duplas, sendo 18 de nível Challenger, 24 Futures e um ATP 250. Número 71 do ranking mundial, o brasileiro deve ganhar uma posição e chegar ao 70º lugar.
A vitória em Montevidéu fez o gaúcho igualar os feitos de Franco Ferreiro e Flávio Saretta, campeões em 2008, Fernando Romboli, que venceu em 2017 com o monegasco Romain Ameodo, e Rafael Matos e Felipe Meligeni, vencedores da edição de 2022. Já Guido Andreozzi venceu o torneio na capital uruguaia pela terceira vez na carreira,