A exemplo do que ocorreu na última sexta-feira (15), Bia Haddad Maia precisou virar seu jogo para dar mais um ponto para o Brasil na Billie Jean King Cup, contra a Argentina, neste sábado (16), em São Paulo.
Em um roteiro semelhante a muitos jogos do circuito da WTA, a principal tenista do país saiu em desvantagem e deu impressão de que poderia ser surpreendida. Número 17 do mundo, Bia era favorita diante de Solana Sierra, 154ª do ranking, e que no primeiro dia havia derrotado Laura Pigossi. Com parciais de 1/6, 6/4 e 6/1, ela venceu e colocou o time brasileiro em vantagem na disputa pela vaga no Grupo Mundial em 2025.
Mas o que se viu na quadra montada no Ginásio do Ibirapuera no primeiro set deu impressão de que as posições estavam invertidas. Absoluta, Sierra atropelou Bia e com quebras de saque no segundo e quarto games, rapidamente abriu 5-0. A paulista conseguiu conformar um serviço e evitou o chamado "pneu", que ocorre quando a derrota no set é de zero. Mas com um ace, a argentina fez 6/1, em rápidos 27 minutos e calou a torcida brasileira.
No segundo set, Solana Sierra atacou o saque da brasileira e chegou a ter duas chances de quebra (15-40), logo no primeiro game. Mas Bia Haddad se recuperou e conseguiu confirmar o saque. A partida ficou equilibrada e a brasileira conseguiu uma quebra decisiva no 10º game e fechou a parcial em 6/4, empatando o confronto.
A decisão foi para o terceiro set e finalmente Bia mostrou o jogo que a transformou em uma das 20 melhores do ranking mundial nas últimas três temporadas. Confiante, sacando bem e encaixando os ângulos, ela quebrou Sierra no segundo e quarto games e disparou em 4-0. A argentina ainda conseguiu devolver uma quebra em 1-4, mas logo depois voltou a perder o serviço para Bia Haddad, que logo depois sacou para fechar a partida com um ace, após uma hora e 51 minutos.
Outras duas partidas estão programadas para este sábado. Laura Pigossi vai enfrentar Jazmin Ortenzi e, se vencer, o Brasil estará classificado. Se a Argentina conseguir o ponto, a partida de duplas irá definir o confronto.