E a zebra esteve perto de passear no primeiro dia de jogos da Billie Jean King Cup, entre Brasil e Argentina, em São Paulo. Após a vitória de Solana Sierra sobre Laura Pigossi, foi a vez de Jazmin Ortenzi, número 274 do ranking mundial, ter dois match points e ficar perto de derrotar Bia Haddad Maia, 17ª do mundo. A tenista argentina liderou o jogo em 6/3, 5/2, 40-15 e saque, mas não conseguiu vencer o confronto e acabou levando a virada. No final, vitória de Bia por 3/6, 7/5 e 6/2, após duas horas e 37 minutos de jogo.
Favorita e com um Ginásio do Ibirapuera lotado, Bia tinha a missão de empatar a disputa para o time brasileiro. Jogando mal desde o primeiro game, a paulista perdeu o saque em 3-1 e, mesmo devolvendo a quebra em 3-4, não conseguiu empatar e voltou a perder o saque em 5-3 e o primeiro set, logo na sequência, após cometer 18 erros não forçados contra cinco da adversária.
Ortenzi tem como principal resultado na carreira o título do ITF de Arequipa, no Peru, em agosto deste ano e com premiação total de US$ 50 mil. Com apenas três jogos na Billie Jean King Cup e uma vitória, a argentina dominou o início do segundo set e liderou em 4-0, após quebrar o saque de Bia no primeiro e terceiro games.
A reação de Bia Haddad veio no sexto game, quando ela finalmente conseguiu fazer a rival errar. Porém, mais consistente e devolvendo a maioria das bolas, Ortenzi voltou a quebrar o serviço da brasileira, que cometeu uma dupla falta e ficou 5-2 abaixo.
Jazmin Ortenzi sacou para o fechar o set e acabou perdendo dois match points. Logo depois, ela cometeu uma dupla falta e foi quebrada com um belo winner de Bia, que reduziu a diferença para 3-5.
Com alguma dificuldade, Bia manteve o serviço e encostou em 4-5. A brasileira pressionou o saque da argentina e conseguiu mais uma quebra para empatar em 5-5 e, de zero, confirmar o serviço e assumir a liderança do placar em 6-5. E novamente sem perder ponto, a paulistana quebrou o saque da argentina e fez 7/5, forçando o terceiro set.
A brasileira começou o set decisivo da mesma forma que os anteriores. Confirmou o saque sem ceder ponto para Ortenzi, que voltou a vencer um game em 1-1, após perder seis consecutivamente.
Mas a experiência prevaleceu e Bia conseguiu uma quebra em 3-1 e logo depois fez 4-1 e abriu caminho para a vitória, que chegaria após a brasileira perder três match points no saque de Ortenzi e só fechar na quarta oportunidade.
Com os resultados desta sexta, quem vencer dois dos três confrontos programados para sábado (16) irá se classificar para o Grupo Mundial em 2025 e deixar o derrotado na zonal americana, espécie de segunda divisão do torneio.
No sábado, a rodada começa às 14h (de Brasília) e terá até três jogos, a começar pelo encontro entre as números 1 de cada país, Bia Haddad Maia e Solana Sierra. Na sequência devem jogar Laura Pigossi e Jazmin Ortenzi. Os capitães podem promover mudanças na equipe para o terceiro e quarto jogo da série. Em caso de empate, haverá a definição no quinto jogo de duplas. A princípio, Bia jogará ao lado de Ingrid Martins, contra a canhota Martina Capurro Taborda e Melany Krywoj.