A Argentina marcou o primeiro ponto no duelo com o Brasil pela Billie Jean King Cup, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Na tarde desta sexta-feira (15), a tenista Solana Sierra derrotou Laura Pigossi, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/1 e 6/2, em duas horas e oito minutos de partida. O segundo confronto será disputado entre Bia Haddad Maia e Jazmin Ortenzi.
Pigossi começou o duelo aproveitando o fator local e chamando o público a cada ponto. Dessa forma, ela evitou as chances de quebra criadas por Sierra e conseguiu o break point no sexto game (4-2). Com oito bolas vencedoras (winners) contra sete e 20 erros contra 24, a paulista predominou e fechou em 6/4, após 45 minutos.
Na segunda parcial, após um início equilibrado, com as duas jogadoras mantendo o saque, Sierra conseguiu uma quebra de saque em 3-1 e outra em 5-1, para logo depois fechar em 6/1, com 14 bolas vencedoras contra nenhuma da brasileira.
Solana Sierra, vice-campeã júnior de Roland Garros em 2022, foi absoluta no terceiro set e conseguiu quebrar o saque da brasileira no primeiro e terceiro games, abrindo 4-0 de cara.
Após muito sofrimento, Pigossi confirmou o saque em 1-4 e voltou a vencer um game depois de perder nove seguidos.
Mas a pequena reação da brasileira não foi suficiente para evitar a derrota, mesmo com a argentina sentindo cãibras no último game.
A série será disputada em uma melhor de cinco e o país vencedor irá disputar no Grupo Mundial do torneio em 2025, que reunirá as 16 melhores equipes do mundo.