Nas próximas semanas, quem visitar o Mercado Público de Porto Alegre poderá ver homens no alto. A Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) contratou uma empresa que irá fazer uma limpeza em duas áreas internas do centro de compras que são pouco acessíveis.
Uma delas é chamada de brise. Essa estrutura fica entre as telhas de cerâmica e o teto do Mercado Público.
A outra parte que será limpa são as mini colunas internas, que estão tomadas de sujeira e dão um aspecto muito feio ao prédio histórico. Os serviços deverão ser realizados pelo período de dois meses.
— Vamos limpar essa parte interna do mercado. Vai envolver alpinista. É um trabalho mais delicado e um pouco mais demorado - informa o secretário André Barbosa.
O serviço será realizado através de técnicas de alpinismo industrial. Pela limpeza, a prefeitura irá investir R$ 55,5 mil.
Já com relação ao teto das bancas do primeiro piso, que também há acúmulo de poeira, Barbosa explica que este serviço será realizado na sequência.
Em março de 2023, a coluna apontou 15 problemas que o Mercado Público apresentava. A limpeza do prédio em alturas acima de dois metros era uma das falhas citadas.