A queda de um bombeiro do quarto andar de um prédio no centro de Porto Alegre, ocorrida na quarta-feira (6), será investigada pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul (CBM/RS). Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que o militar perde a sustentação da corda ao se aproximar de uma janela (veja acima).
A ação ocorreu após um homem se trancar em um apartamento e ameaçar colocar fogo no imóvel e saltar pela janela. Com uso de equipamentos de segurança, o servidor se projeta em direção à janela para tentar conter o morador.
Nitidamente, o bombeiro não consegue diminuir a velocidade quando chega no alvo e sofre a queda. O segundo socorrista também encontra dificuldade para fazer a abordagem ao homem.
O vídeo não mostra o restante da ação, mas é possível ver que outros dois socorristas se unem posteriormente à ação. O morador, então, é contido.
A coluna procurou o comandante da corporação no Estado para que ele comentasse a ação. O coronel Eduardo Estevam Rodrigues, porém, informou que a assessoria dos Bombeiros responderia aos questionamentos.
Em nota enviada, o órgão informa que houve um "acidente de serviço". A corporação lembra também que o Corpo de Bombeiros Militar segue em constante treinamento, atendendo mais de 300 ocorrências por ano que utilizam este tipo de abordagem.
Uma sindicância será aberta para apurar os fatos. O objetivo é minimizar futuros acidentes.
O bombeiro ferido não teve o nome divulgado. Por causa da queda, ele sofreu uma fratura no calcanhar.
Nota do Bombeiros
Sobre a ocorrência informamos que, houve um acidente de serviço. Iremos averiguar o que de fato aconteceu, para que possamos minimizar futuros acidentes. O Corpo de Bombeiros Militar segue em constante treinamento para atender à população. Atendemos mais de 300 ocorrências por ano que utilizam este tipo de abordagem.
Queda de helicóptero
Em setembro de 2023, um policial militar preso a um cabo de aço ligado a um helicóptero resgatava uma mulher sobre o Rio Taquari quando o cabo de sustentação se rompeu e os dois caíram no rio, de uma altura de cerca de 20 metros. Maria da Conceição Alves do Rosário, 50 anos, morreu. Já o sargento Tiago Augusto Bastiani ficou ferido.