A prefeitura de Porto Alegre deu mais um passo para tirar do papel a revitalização do viaduto Otávio Rocha, localizado na Avenida Borges de Medeiros. Nesta terça-feira (17), a comissão de licitação abriu os envelopes contendo as propostas financeiras das duas empresas concorrentes.
De acordo com a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP), a empresa paulista Concrejato se compromete a executar a obra ao custo de R$ 13,7 milhões. O valor é apenas R$ 17,2 mil inferior à proposta da empresa goiana Marsou - R$ 13,72 milhões; e R$ 28,9 mil inferior ao montante sugerido pela prefeitura - R$ 13,73 milhões.
A comissão irá analisar agora as planilhas de custo e abrirá prazo para recurso. Se não houver contestação, a empresa Concrejato será anunciada a vencedora.
- Pretendemos homologar essa licitação o mais breve possível, pois revitalização do Viaduto Otávio Rocha vai devolver um espaço importante para a comunidade. Não havendo recursos, na próxima semana poderemos declarar a empresa como vencedora - afirma o secretário André Barbosa.
Serão realizados serviços de restauração, recuperação, correção e conservação da estrutura. Todo o revestimento característico do viaduto – chamado de cirex - será substituído. Atualmente, as paredes do viaduto estão cobertas por pichação.
Também estão previstos processo de impermeabilização, novas instalações elétricas, iluminação publica e sistemas de segurança. O vencedor precisará realizar as intervenções propostas em um ano e meio. As obras serão executadas com recursos recebidos da Corporação Andina de Fomento (CAF) para revitalizar a orla do Guaíba. A última vez que o viaduto de 270 metros de extensão foi recuperado foi em 2001.
Em 2021, um levantamento do Gabinete de Gestão Integrada do Centro Histórico (GGI-Centro) apontou que a estrutura possuía 747 pichações. Para combater a ação de vândalos, a prefeitura está propondo aumentar a quantidade de câmeras de monitoramento. Dessa forma, a ideia é ter uma ação mais rápida da Guarda Municipal. Além disso, a intenção é criar uma campanha de conscientização sobre a importância de se conservar o espaço.