Os gaúchos conhecerão, nesta quarta-feira (13) mais detalhes da única proposta que irá participar do novo leilão organizado pelo governo do Estado. A ideia é repassar cinco rodovias estaduais para a iniciativa privada.
Os documentos estão lacrados e serão abertos durante o leilão. O evento está marcado para ocorrer a partir das 14h de quarta-feira (13), na bolsa de valores B3, em São Paulo.
O edital estipulava que as propostas precisariam ser protocoladas até 7 de abril. Esse movimento foi feito apenas pelo consórcio Integrasul, formado pelas empresas Gregor; e Silva e Bertoli, ambas do Paraná.
Quem são elas
A Silva & Bertoli é de Curitiba e tem atuação em oito Estados. Ela é dona da construtora Neovia, com atuação em obras no Rio Grande do Sul - principalmente em recuperação de rodovias federais. Já a Gregor é da cidade paranaense de Araucária, e tem como atividade principal aluguel de imóveis próprios.
Cinco rodovias
Na relação da nova concessão, aparecem quatro rodovias estaduais da Serra e uma do Vale do Caí. São elas: RS-122, entre os kms 0 e 168 ; a RS-240, entre os kms 0 e 33; RS-446, entre os kms 0 e 14; RS-453, entre os kms 101 e 121; e RS-287, entre os kms 0 e 21. Ao todo, serão seis praças de pedágio, sendo quatro na RS-122, uma na RS-240 e uma na RS-446.
Proposta secreta
Quando o envelope contendo a proposta financeira for aberto será possível saber qual será o deságio - a redução do valor do pedágio - que estará sendo oferecido. Como não haverá concorrência, a proposta será aceita se ela for menor do que o governo gaúcho propôs.
O valor de tarifa mais alto definido pelo governo é para a praça de São Sebastião do Caí - R$ 9,95. O mais baixo é para a praça de Flores da Cunha - R$ 6,94.
O vencedor também precisará depositar R$ 6,7 milhões para cada 1% de deságio do valor da tarifa que propor. O montante será destinado a uma conta, que irá garantir a execução dos investimentos previstos em contrato.
Ao todo, serão R$ 3,4 bilhões de investimentos. Das obras previstas, estão 119,4 quilômetros de duplicações e 53,96 quilômetros de terceiras faixas, que deverão ser executados até o sétimo ano da concessão.
Duas tentativas anteriores
Em duas oportunidades, elas participaram de concorrência para tentar ingressar no Rio Grande do Sul. A primeira foi em novembro de 2018, quando o governo federal ofereceu a freeway, BR-386, BR-101 e Rodovia do Parque. Na ocasião, o grupo Integrasul apresentou a proposta menos vantajosa, com deságio de 27% do que fora proposto pelo governo. O leilão foi vencido pela CCR ViaSul, que propôs desconto de 40%.
A segunda tentativa foi em dezembro de 2020, quando o Palácio Piratini ofereceu a RS-287 às empresas. O consórcio Integrasul ofereceu a segunda melhor proposta, com deságio de 35%. Mas o leilão foi vencido pelo grupo Sacyr, que apresentou deságio de 54%.