As operações da Balada Segura em Porto Alegre contam com uma novidade. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está testando dois novos etilômetros.
O equipamento é chamado de "etilômetro passivo". Ele é diferente do modelo já usado. É um pequeno bastão, que capta a presença de álcool no ar e não exige que o motorista sopre em um bocal.
O equipamento tem como diferencial detectar o consumo de bebidas alcoólicas apenas por aproximação do aparelho. De acordo com a EPTC, dessa forma, a realização dos exames nos motoristas se torna mais ágil, facilitando o trabalho da fiscalização.
Este etilômetro é apresentado na janela do veículo do condutor. Se o aparelho não identificar sinal de consumo de álcool, o atendimento se concentra na conferência dos documentos do veículo.
Mas caso seja identificada a presença do álcool no ar, o motorista é convidado a fazer o teste tradicional e soprar o etilômetro no protocolo padrão. Sendo assim, a comprovação, para autuação, permanece através do etilômetro tradicional.
O equipamento também possui a função de lanterna e sinalizador luminosos, na cor laranja. Dessa forma, ele pode também ser usado para orientação do trânsito.
A análise está sendo feita por 30 dias. O objetivo é identificar se o equipamento atende a necessidade da fiscalização no combate à alcoolemia no trânsito.
A EPTC lembra que dirigir sob influência de álcool é considerado infração gravíssima e está entre as principais causas de acidentes com mortos e feridos em Porto Alegre.