Além de executar as obras programadas em contrato, a CCR ViaCosteira está agora antecipando melhorias previstas. A empresa é a responsável pela administração de 220, 42 quilômetros da BR-101 sul catarinense, entre Passo de Torres e Palhoça.
Os pedidos foram feitos em agosto e em setembro para a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). As duas antecipações foram aceitas e as obras devem começar em breve.
Uma deles refere-se a construção de 1,3 quilômetro de pista lateral em Palhoça. Essa intervenção estava prevista para ocorrer apenas em 2025.
A outra é a construção de passarela em Laguna, além de duas paradas de ônibus correspondentes. Pela projeção contratual, a obra só seria realizada em 2028.
Segundo a CCR ViaCosteira, a antecipação ocorreu após pedido da comunidade. Estudos técnicos foram realizados e foi identificada a viabilidade da proposta junto à ANTT. As obras deverão trazer mais segurança e fluidez do tráfego nestes locais.
Como ainda estão em fase de aprovação do projeto executivo, a empresa ainda não informa quando as melhorias começarão a ser executadas. Porém, a previsão de conclusão já é divulgada: agosto de 2022.
Sempre quando antecipa intervenções previstas em contrato, a empresa pode também solicitar para a ANTT que a obra entre no cálculo da revisão da tarifa do ano posterior à sua conclusão.
O contrato com a CCR ViaCosteira é válido por 30 anos. Ao todo, serão criados 98 quilômetros de faixas adicionais, 70 quilômetros de vias marginais, implantação de 18 passarelas, rotatórias, e outras ações. São previstos R$ 3,37 bilhões em novos investimentos e R$ 3,99 bilhões destinados à conservação, manutenção e monitoramento das rodovias.