Um verdadeiro mutirão tomará conta 220,42 quilômetros da BR-101 catarinense, entre Passo de Torres e Palhoça, a partir desta sexta-feira (7), data que marca o início da concessão do trecho sul da rodovia no estado vizinho. Os dois túneis, na cidade de Paulo Lopes e do túnel do município de Tubarão, já estão sendo operados pelos técnicos da empresa CCR.
A recuperação do pavimento, a troca de placas, o reforço da sinalização, o recolhimento do lixo também começam a ser realizados pela empresa. A concessionária também já está dando início à construção das quatro praças de pedágio. Os pontos de cobrança serão construídos em São João do Sul, Araranguá, Tubarão e Laguna. A tarifa cobrada será de R$ 1,97. O valor de agosto de 2019 passará por correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período.
A empresa também já está dando início à construção de quatro bases operacionais e duas balanças para pesagem de caminhões. A partir de fevereiro de 2021, os usuários da rodovia contarão com serviços operacionais, como socorro mecânico, atendimento médico de emergência, sistema de informações e comunicação ao usuário.
Para poder iniciar a cobrança, até mesmo de forma antecipada, nas praças de pedágio, a CCR terá que concluir os reparos no pavimento e no acostamento, atualizar a sinalização da pista, fazer a recuperação emergencial de pontes, viadutos, entre outros serviços. A partir do momento que realizar as obras de construção dos pontos de cobrança, e, após concluir as melhorias previstas, a empresa poderá solicitar para a ANTT o início do pagamento da tarifa. O prazo máximo é agosto de 2021.
Todo o trecho concedido será coberto por câmeras de monitoramento. Serão instalados 235 aparelhos. Eles deverão estar em funcionamento até agosto de 2023.
Até agosto de 2025, os 220 quilômetros da BR-101 precisarão passar por uma recuperação estrutural. Também deverão ter sido realizadas obras de melhorias em intercessões, acessos, vias marginais e a construção de faixas adicionais em pontos críticos.
A concessão é válida por 30 anos. Ao todo, serão criados 98 quilômetros de faixas adicionais, 70 quilômetros de vias marginais, implantação de passarelas, rotatórias, e outras ações.
São previstos R$ 3,37 bilhões em novos investimentos e R$ 3,99 bilhões destinados à conservação, manutenção e monitoramento das rodovias.