Dois espaços de esportes do novo trecho revitalizado da orla do Guaíba já têm adotantes. A pista de skate e as quadras esportivas aguardam a inauguração oficial para poderem ser usados pelos frequentadores.
A entrega oficial está marcada para 23 de outubro. Até lá, testes estão sendo feitos para preparar as estruturas.
Com relação a pista de skate, a proposta apresentada pelas empresas Talo Gestão e Comunicação, de Porto Alegre; e Farah, de São Paulo; cumpriu todos os requisitos e foi considerada a vencedora. O resultado será publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta quinta-feira (30).
A partir da divulgação abre-se um período de dez dias para contestações. Transcorrido o prazo, caso não haja manifestações, o termo de adoção é assinado e valerá por três anos. Além da manutenção da pista estão previstas oficinas para a prática do esporte e cuidados com o espaço.
Já com relação às 29 quadras esportivas, a mantenedora do Hospital Mãe de Deus - Associação Educadora São Carlos - apresentou proposta para cuidar do espaço. Ela deverá assinar o termo de adoção ainda em outubro. A parceria também irá durar três anos.
Além da manutenção das quadras, aos finais de semana será montada uma estrutura para a realização de ações de prevenção à saúde. Também será oferecido um primeiro atendimento em caso de necessidade dos frequentadores do espaço.
As quadras ganharam grama sintética da mesma empresa que atende clubes europeus como Real Madrid e Milan. O investimento feito foi de R$ 524,91 mil.
- Estamos muito felizes com o resultado e com o nível das propostas apresentadas tanto para as quadras quanto para a pista, pois teremos um apoio bastante qualificado para que a população possa usufruir da melhor forma do trecho 3 -, destaca a secretária Ana Pellini.
Em contrapartida, os adotantes poderão inserir sua marca nos espaços destinados. Também será possível que as empresas usem em suas peças publicitárias os dizeres “Uma empresa parceira de Porto Alegre”.
- No caso da pista de skate, além de ser uma economia para os cofres públicos, a adoção nos ajuda a garantir conforto, acessibilidade e segurança para o público -, avalia o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.
Cerca de 98% da revitalização do novo trecho da orla está pronta. Voltado à prática de esportes, o trecho de 1,6 quilômetro, entre o Anfiteatro Por do Sol e o Parque Gigante, terá duas quadras poliesportivas, cinco de futebol de grama sintética, uma de futebol de areia, 12 de vôlei de areia, três de beach tênis, duas de tênis e quatro quadras infantis.
- Estamos realizando os últimos ajustes e testes para que no dia 23 de outubro, o parque seja totalmente entregue aos porto-alegrenses -, afirma o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.
O investimento em todo o espaço é de R$ 53,4 milhões. Contratualmente, a obra, que começou em novembro de 2019 e deveria ter sido concluída em outubro do ano passado.
Em paralelo à adoção dos espaços, a prefeitura vai realizar, em breve, um estudo. Ele que irá definir o modelo de concessão que norteará a escolha da empresa que ficará responsável por todo o novo trecho revitalizado.