A Secretaria Municipal de Parcerias abriu um procedimento de adoção das 29 novas quadras esportivas do trecho revitalizado da orla do Guaíba. As obras estão chegando ao fim e serão entregues em 23 de outubro.
A proposta chegou às mãos da prefeitura antes mesmo da formatação do processo que foi criado para a pista de skate, por exemplo. O trâmite é semelhante ao que ocorre com as adoções de parques na Capital.
A documentação foi apresentada pela Associação Educadora São Carlos, mantenedora do Hospital Mãe de Deus - e que também tem atuação na área da educação. O material está sendo analisado.
A secretaria informa que foi aberto um prazo de dez dias para saber se outras entidades também têm interesse na adoção. Caso haja, uma comissão irá avaliar as propostas e decidir pela mais atrativa ao município.
Como ainda está em análise, a proposta da associação ainda não pode ser conhecida. Se não houver manifestação contrária, a adoção é encaminhada.
Cerca de 95% da revitalização do novo trecho da orla está pronta. Voltado à prática de esportes, o trecho de 1,6 quilômetro, entre o Anfiteatro Por do Sol e o Parque Gigante, terá duas quadras poliesportivas, cinco de futebol de grama sintética, uma de futebol de areia, 12 de vôlei de areia, três de beach tênis, duas de tênis e quatro quadras infantis.
As quadras ganharam grama sintética da mesma empresa que atende clubes europeus como Real Madrid e Milan. O investimento feito foi de R$ 524,91 mil .
O investimento em todo o espaço é de R$ 53,4 milhões. Contratualmente, a obra, que começou em novembro de 2019 e deveria ter sido concluída em outubro do ano passado.