Porto Alegre passa a ganhar, a partir das 11h desta quarta-feira (23), de um novo ponto de controle sanitário. Depois do aeroporto Salgado Filho, agora será a vez da estação Mercado do Trensurb, no centro de Porto Alegre.
Uma câmera foi instalada em um dos corredores. Com o auxílio de um software, passageiros terão a temperatura monitorada. Quando um usuário for identificado com febre, ele será chamado para realizar o teste PCR.
- O teste de temperatura é um filtro (para identificar o vírus). Mas pessoas podem ter o vírus e estarem assintomáticas. Mas é um filtro e vamos usar. E ainda tem a virtude de ficar registrado no computador - destaca o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto.
A tecnologia da câmera térmica permite medir a temperatura de cerca de 5 mil pessoas em 30 minutos. Além disso, segundo a Trensurb, o equipamento é capaz de verificar informações como utilização de máscara, gênero e idade do passageiro.
Também serão realizadas testagens aleatórias. Uma sala especial foi montada para a realização dos testes. Após o teste, o resultado é analisado e, se for o caso, o passageiro poderá ser encaminhado para a unidade de saúde específica.
O controle é um serviço que conta também com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, prefeitura e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A expectativa é que essa barreira sanitária seja realizada por aproximadamente 30 dias. De acordo com Bisch Neto, a intenção é aplicar teste em 10% dos usuários, mas tudo irá depender da capacidade operacional.
Apesar do anúncio, a Secretaria Municipal da Saúde informa que as tratativas estão em andamento, mas que ainda não autorizou a operação por falta de validação da Vigilância em Saúde.