As obras do novo posto do Comando Rodoviário da Brigada Militar, na RS-118, completaram 45 dias. O prédio está sendo erguido em Gravataí, no quilômetro 12,5 - 1,5 mil metros distante do antigo posto.
O investimento é de R$ 500 mil e está sendo repassado pela empresa de logística GLP, e é referente a uma contrapartida. O recurso estava disponível há quatro anos. E a responsável pela obra está contratada desde o ano passado.
Quando assinou o termo de cooperação com a empresa, o governo gaúcho previa executar os serviços em quatro meses. Agora, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) vão ser realizadas em seis meses.
Depois de erguido o prédio, o governo irá fornecer os policiais, equipamentos e veículos necessários para a nova unidade. Enquanto o posto não é aberto, as ocorrências que são atendidas na RS-118 tem o posto de Viamão, na RS-040, como base operacional. Em determinadas situações atendimentos são feitos pela unidade de Sapiranga, localizada na RS-239.
Construído no lugar errado
O antigo posto existente na RS-118 foi fechado em novembro de 2016 e, posteriormente, demolido. O motivo: ele foi construído no traçado da via lateral da duplicação da rodovia.
O detalhe: o projeto da obra da RS-118 é da década de 90. Já o posto foi construído entre 2005 e 2006. A construção deste prédio foi possível graças à ajuda da comunidade. O posto custou aproximadamente R$ 250 mil - segundo valores atualizados de 2016.
O novo posto
O posto contará com recepção, sala administrativa e gabinete, alojamento feminino e masculino, almoxarifado, cozinha e banheiro com acessibilidade para o público externo. Ao todo, serão 147,91 metros quadrados de área. Ao custear o posto, a empresa ganhará autorização do Daer para construção do acesso à empresa na RS-118.
A autarquia ainda prevê a instalação, junto ao local, de um complexo de fiscalização, com pista de balança para controle de cargas e pátio para estacionamento e transbordo de cargas.