Os alagamentos em parte da zona norte de Porto Alegre estão com os dias contados. Moradores e usuários do bairro Farrapos serão os mais impactados com uma obra que está em andamento na Zona Norte.
A obra, que vai unir a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais Vila Farrapos e a Casa de Bombas n°5, localizada na avenida Voluntários da Pátria, completou seis meses. Até agora, 30% dos trabalhos já foram realizados, de acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
Quando os serviços forem finalizados, a casa de bombas da Vila Farrapos terá dobrada a capacidade de eliminar a água da chuva em direção ao Rio Jacuí. Estão sendo construídos 342 metros de novas galerias em concreto pré-moldado. Deste total, 181 metros já foram executados. O investimento é de R$ 2,14 milhões.
- A rede que está sendo substituída estava quebrada, assoreada e sem funcionalidade, gerando transtornos para a população. A capacidade da rede do emissário está sendo dobrada, facilitando a vazão das águas pluviais e melhorando a fluidez das águas pluviais na estrutura -, destaca o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.
Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Encosan e deverão ser finalizados em setembro. As novas galerias medem dois metros de largura por um metro de altura. Depois de concluída essa etapa, as ruas ganharão nova pavimentação.
Na terça-feira, a prefeitura anunciou que vai investir R$ 41 milhões em obras do Dmae nos seis primeiros meses do ano. Ao todo, serão feitas 14 obras, sendo 10 de água, com dois reservatórios, quatro adutoras e quatro substituições de rede, além de quatro obras de esgoto. Dessas, oito já começaram ou têm previsão de serem iniciadas até junho deste ano.