A prefeitura de Porto Alegre deve assinar nesta sexta-feira (25) a ordem de início da obra que promete reduzir os alagamentos na zona norte da Capital. Será realizada a construção de 342 metros de novas galerias em concreto pré-moldado da rede de interligação entre a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais Vila Farrapos e a Casa de Bombas n°5, localizada na avenida Voluntários da Pátria. O prazo para execução da obra é de um ano, a contar da assinatura da ordem de início.
A intervenção permitirá dobrar a capacidade de rede do emissário, minimizando os alagamentos na região. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, durante visita técnica foi constatado que as operações de limpeza e desobstrução do emissário são dificultadas por estar em área particular. Para isso, será realizada obra de substituição no leito da rua Júlio Castilhos de Azevedo, com o objetivo de facilitar a manutenção da rede quando necessário.
Após concluídos os serviços, será feito o calçamento em parte da via, além de refeito meio-fio em locais em que o mesmo encontra-se danificado e desalinhado.
Ainda de acordo com a secretaria, atual rede enfrenta problemas de estrutura e está sem funcionalidade. O investimento é de R$ 2.146.176,93. A contratação da empresa Encosan Engenharia Construções e Saneamento LTDA foi publicada na edição do Diário Oficial de Porto Alegre desta quinta-feira (24).