O vendaval que atingiu a região das Missões, na manhã desta quarta-feira (16) pode ter sido um tornado ou uma microexplosão, segundo a Somar Meteorologia. Em Santo Ângelo, o vento chegou a 96 km/h.
Os fenômenos são diferentes mas seus efeitos são igualmente desvastadores. O tornado se movimenta em alta velocidade em torno de um eixo, enquanto a microexplosão tem o vento descendo rapidamente das nuvens para o solo, como um grande sopro.
Segundo a Defesa Civil Estadual, nos municípios de Caibaté, Santo Ângelo, Vitória das Missões e Entre-Ijuí 840 pessoas foram afetadas, com 210 edificações destelhadas entre casas e estabelecimentos comerciais.
A situação mais grave é em Caibaté, onde 40 pessoas estão desabrigadas e 4 ficaram feridas, já tendo recebido atendimento médico na região. Lá, 30 residências foram destelhadas, há veículos danificados, árvores caídas e obstrução de rodovias e acessos.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Santo Ângelo, Adelar Cavalheiro, ruas foram interditadas por árvores e postes caídos.
— Foi muito rápido, em questão de 10 a 15 minutos ela cruzou a região e derrubou até poste de luz com transformador — conta.
Ainda segundo Cavalheiro, a cobertura do posto Nevoeiro, na RS-344, entrada da cidade, teve o telhado arrancado. Com a queda no sistema de energia, parte da cidade está sem luz.
Falta de energia elétrica e de água
As imagens enviadas pela Defesa Civil mostram telhados destruídos e até paredes de madeira com parte da estrutura danificada. As paredes de uma residência de alvenaria, que estava sendo construída, cederam com o fenômeno. Em frente ao prédio do Executivo municipal, uma árvore de grande porte caiu.
Alguns moradores retiraram lonas na prefeitura e nos Bombeiros ao longo do dia, mas não podem instalar as proteções enquanto a chuva não cessar.
— Algumas ficaram para proteger os móveis, e outras vão para casas de amigos e parentes — relata Cavalheiro.
Os municípios de Santo Ângelo e Entre-Ijuis estão sem água, devido ao vendaval — o fornecimento foi previsto para ser restabelecido à noite, segundo a Corsan.
Em Entre-Ijuis, uma árvore caiu sobre um caminhão no momento em que o condutor dormia na cabine. A repórter da Rádio Sepé, Tamires Hanke, conversou com o motorista.
— Ele disse que nasceu de novo. Saiu ileso. Começou o vendaval e ele acordou, viu a árvore e não deu tempo de sair — relata a jornalista.
A RGE informou à tarde que trabalha para restabelecer a energia elétrica na região. Até o final do dia, dizia não ter como prever o retorno, nem estimar um número de atingidos porque ainda havia ocorrências ingressando no sistema.
Quanto so fornecimento de água, segundo a Corsan, Entre-Ijuís e Santo Ângelo teriam o fornecimento restabelecido entre o final da tarde e o começo da noite.