Quem usou o Trensurb na tarde de segunda-feira (29) se deparou com uma ação que bem poderia ser parte de um filme. Um homem pulou o muro do trem, do lado da Avenida Castelo Branco, nas proximidades da Estação Rodoviária, em Porto Alegre.
Ele fugia após ter realizado um assalto. Atrás dele, a vítima, saiu no seu encalço. A Brigada Militar acompanhava a situação do lado de fora da estação.
A perseguição ocorreu até a plataforma. No local, um dos veículos da Trensurb se preparava para iniciar viagem. Cada um entrou em um vagão diferente.
Na próxima estação, São Pedro, sem perceber que estava sendo perseguido, o ladrão desce do trem, mas percebe que o assaltado também o faz. Já com as portas do veículo fechadas, o ladrão se posicionou entre os vagões.
O perseguidor não desistiu da sua captura e se agarrou em uma grade das janelas do trem e fez a viagem até a estação Farrapos. O vídeo da viagem perigosa foi feito pelo professor Matheus Risso Ageitos, que acompanhou tudo do lado de dentro.
Foram três minutos dependurado. Entre as estações, por causa das curvas existentes no traçado, o trem trafega com uma velocidade de aproximadamente 30 km/h.
Na estação Farrapos, os dois voltaram a descer na plataforma. O ladrão jogou a mochila roubada no chão. Mas a vítima seguiu a perseguição até a Avenida A. J. Renner. Toda essa movimentação foi acompanhada pelas imagens das câmeras de segurança da Trensurb.
Após a tentativa frustrada de pegá-lo do lado de fora, a vítima retornou para a estação. Não há informação de que o ladrão tenha sido capturado pela polícia.