A recuperação da Usina do Gasômetro vai completar um ano no próximo mês. Prevista para ser concluída em março de 2021, a obra vai atrasar; e bastante. Neste período de reforma, pouco mais de 20% dos trabalhos já foram concluídos.
O principal entrave foi a demora do consórcio Rac / Arquibrasil em apresentar o projeto estrutural da restauração. O grupo do Paraná deveria ter entregue a documentação em fevereiro, mas a apresentou somente em maio, de forma incompleta e precisou fazer correções no orçamento. Um aditivo está sendo analisado pela Secretaria Municipal da Cultura e deverá alterar o prazo de término.
Pela nova projeção, a conclusão da obra só deverá ocorrer em dezembro de 2021, se não ocorrerem novos entraves. Enquanto isso, trabalhos que independem do projeto estrutural estão sendo realizados como na estrutura de concreto e fundações do prédio histórico, instalação do guarda corpo metálico e proteção mecânica para impermeabilização.
A prefeitura de Porto Alegre conseguiu negociar com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e prorrogar o término do financiamento que está disponível. Pelo prazo anterior, os R$ 10 milhões que serão usados na obra estariam disponíveis até agosto de 2020. Porém, o contrato teve a validade alterada até 2022.
A Usina do Gasômetro está fechada desde novembro de 2017. Na ocasião, o local foi fechado pois o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) estava desatualizado.
Nova usina
Com a reforma, o cinema mudará de lugar: deixará o terceiro andar e irá para o térreo, abaixo do teatro. A alteração foi realizada por orientação das equipes de segurança, pois facilita a evacuação em emergências. A porta principal também será alterada. O acesso será pela parte lateral do prédio, frente para a orla.
No segundo pavimento será inaugurado o Teatro Elis Regina, no formato de arena — assentos em volta do palco poderão abrigar até 300 pessoas. Um restaurante deve ocupar parte do terraço. Haverá, ainda, duas novas escadas, uma voltada para os trilhos do aeromóvel e outra que dará acesso ao terraço, reforçando a ideia de independência dessa área.