Enfim, concluída. A duplicação da RS-118 está pronta. A construção da pista nova, no trecho de 21,5 quilômetros, e a recuperação do trecho antigo já foram finalizadas entre Gravataí e Sapucaia do Sul.
A sinalização das faixas de tráfego também foi executada. Apenas alguns serviços complementares foram concluídos nesta semana. Na terça-feira (22), as placas de trânsito estavam sendo instaladas, um dos motivos que motivou o bloqueio parcial entre os quilômetros 0 e 5, em Sapucaia do Sul.
A inauguração foi divulgada com exclusividade pela coluna antes das 9h. O evento irá ocorrer às 16h desta quarta-feira (23). O ato será realizado no quilômetro 4,2 da rodovia, em Sapucaia do Sul.
A maior parte dos trabalhadores, inclusive, já entrou em férias neste período de recesso de fim de ano. Outdoors às margens da rodovia informam também o término das obras.
A decisão da data da inauguração estava na mesa do governador Eduardo Leite há alguns dias. Após superar a votação do projeto das alíquotas do ICMS, a data e horário da solenidade foram informados.
A entrega da obra é uma promessa de governo feita em junho de 2019 pelo secretário estadual Juvir Costella. Na ocasião, o governador chegou a garantir que a duplicação seria finalizada em julho de 2020. Porém, o secretário preferiu alongar um pouco mais a data da conclusão
Desde o começo das obras, em julho de 2006, foram entregues quatro viadutos e uma ponte, além de outras travessias menores que foram construídas. Todos os 21,5 quilômetros de pista nova e restauração da parte antiga estão prontos.
Foram 14 anos e meio de trabalhos para duplicar os 21,5 quilômetros. É como se 1,5 quilômetro fosse concluído a cada ano.
Pedágio na RS-118
Aproveitando que um estudo sobre concessões de rodovias está sendo conduzido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o governo do Estado incluiu a RS-118 no pacote de avaliações. Além do trecho duplicado, o levantamento incluirá o trecho de pista simples de 17 quilômetros entre Gravataí e Viamão, da freeway até a RS-040.
A ideia do Conselho Gestor do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Rio Grande do Sul é repassar a rodovia para investidores. Com a cobrança de pedágio seria possível ter recursos para poder fazer a duplicação até Viamão e cuidar da manutenção dos 21,5 quilômetros duplicados.