Completou dez meses a ideia da Secretaria Estadual dos Transportes de levar o catamarã até Barra do Ribeiro. De acordo com o secretário Juvir Costella, o objetivo era realizar os primeiros passeios até dezembro do ano passado.
Antes de escolher a empresa que irá realizar o transporte, o governo precisava realizar o desassoreamento do canal de acesso ao antigo atracadouro do engenho Santo Antônio, no centro do município da Região Metropolitana. O serviço ainda não foi realizado.
A secretaria informa que o avanço do coronavírus fez com que as atividades no Porto de Porto Alegre estejam concentradas nos serviços essenciais. Desta forma, o local está trabalhando com o mínimo de servidores necessário para o prosseguimento das operações.
Além disso, o equipamento que fará a dragagem do canal ainda passa por conserto. O reparo será concluído, de acordo com a pasta, quando a pandemia não trouxer mais riscos para a população.
O projeto é discutido desde 2017. Quando for viabilizado, a expectativa inicial é que os passeios comecem com roteiros turísticos aos finais de semana.
Para que seja possível oferecer uma linha diária entre Porto Alegre e Barra do Ribeiro é necessário pedir autorização da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e realizar a contratação de uma empresa. O valor da passagem hoje é visto como um empecilho. O deslocamento entre Guaíba e Porto Alegre custa R$ 11,95.
Há uma expectativa que até Barra do Ribeiro esse valor seja próximo de R$ 20, custo semelhante ao deslocamento de uma viagem direta de ônibus. A viagem duraria aproximadamente 50 minutos, 20 minutos menos do que pela BR-116 e pela BR-290.