O uso de um catamarã para fazer a travessia do Guaíba entre Porto Alegre e Barra do Ribeiro vai demorar mais tempo para sair do papel. O assunto começou a ser discutido no primeiro semestre do ano passado e havia uma expectativa que o trajeto já seria feito a partir de fevereiro de 2018.
O projeto é capitaneado pelo clube Veleiros do Sul. O tema foi apresentado oficialmente em julho. Duas reuniões já foram realizadas na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia durante o ano passado.
A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) está realizando os estudos para verificar as maneiras de viabilizar o serviço que atenderá a região. A avaliação preliminar é que o atendimento, na maior parte, deverá ser de cunho turístico. Isso significa que a quantidade de viagens diárias será pequena, o que deverá tornar o valor da passagem maior do que o da linha Porto Alegre - Guaíba. Hoje a tarifa é de R$ 10,30.
Apesar de ainda não ter a linha regular, a assessoria do Veleiros do Sul informa que o projeto está em andamento. Do lado de Porto Alegre, uma das ideias é usar as estruturas de embarque e desembarque já existentes. A outra seria a construção de um novo espaço de acesso dos passageiros no próprio Veleiros do Sul.
Do lado de Barra do Ribeiro, a ideia é ter um centro comercial e cultural, com local para exposições e escola de artesanato. A área também contará com lojas, restaurantes e bancos.