Um novo espaço de lazer e convivência, que terá restaurantes, lanchonetes, lojas e outros empreendimentos foi inaugurado em Barra do Ribeiro, na Região Metropolitana, nesta segunda-feira (17). Trata-se do antigo Engenho Santo Antônio, que foi revitalizado e abriga, ainda, um píer para receber viagens de catamarã.
O funcionamento do transporte hidroviário não tem, entretanto, data para acontecer. Ele depende da realização de uma dragagem por parte da Secretaria Estadual de Logística e Transporte, que estava prevista para ocorrer no final do ano passado, mas, segundo a pasta, a draga disponibilizada para o serviço apresentou um defeito no sistema hidráulico e, em razão disso, será contratada uma empresa para iniciar os reparos nos próximos dias.
O Grupo Ouro e Prata, o qual integra a CatSul, que opera os catamarãs já existentes, tem interesse em criar uma rota de turismo entre Porto Alegre e Barra do Ribeiro com o uso de um catamarã, mas depende da realização da dragagem para que a embarcação consiga chegar ao píer.
A solenidade de entrega do Engenho Santo Antônio revitalizado marca o aniversário do município, que completa 61 anos de existência nesta segunda.
Marco zero da cidade, o local já foi um dos principais pontos de escoamento da matéria-prima produzida em Barra do Ribeiro, principalmente para a cultura do arroz, nas décadas de 1940 e 1950.
De acordo com o prefeito, Jair Machado (MDB), a entrega da obra representa uma "vitória suada" para o município.
— Quando a (BR-) 116 chegou, acabamos ficando de costas para o Guaíba. Agora, voltamos. Além da parte financeira, vai alavancar a parte cultural do município e de toda a região da Costa Doce — salienta.
Um dos pavilhões do local será destinado ao instituto Rumo, com foco no apoio à primeira infância e na capacitação de crianças e adolescentes.
— Para nós, essa revitalização está como a nova orla do Guaíba está para Porto Alegre. Faz parte de todo um movimento para resgatar esse contato com o rio e elevar a autoestima da nossa população. Será um catalisador para economia e para turismo regional — reforça secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, da Cultura e Meio Ambiente, Everton Antunes.
A obra, iniciada em 2017, foi uma parceria público-privada (PPP) entre a prefeitura, os proprietário do engenho e a iniciativa privada. O projeto foi uma doação da Ribas Splettstosser Arquitetos & Engenheiros Associados.
A programação nesta segunda-feira começou às 15h, com diversos brinquedos infláveis para a criançada. Já estão confirmados os shows da vizinha Fábrica de Gaiteiros, de Renato Borghetti, e também da banda Pupila. O evento se encerrou com a exibição da obra Senhores da Guerra, filmada na cidade.
*Com produção de Arthur Ruschel.