Há um mês e meio, o secretário estadual dos Transportes, Juvir Costella, fazia uma previsão ousada: as viagens de catamarã entre Porto Alegre e Barra do Ribeiro estariam liberadas até o fim do ano. De lá para cá, a ideia permanece, por enquanto, apenas no papel. O projeto é discutido desde 2017.
Pelo trabalho que vem sendo conduzido pela secretaria, a previsão é que o equipamento que realizará a dragagem do canal deverá realizar o trabalho de desassoreamento no local até o fim do ano. O serviço deve ser realizado por 15 dias.
Quando essa etapa for concluída, as embarcações já poderão chegar até antigo atracadouro do Engenho Santo Antônio, no centro de Barra do Ribeiro. O local para revitalizar essa área está sendo conduzido pela prefeitura e conta com a parceria da empresa CMPC.
De acordo com secretário-adjunto da secretaria, a expectativa inicial é que os passeios começarão com roteiros turísticos aos finais de semana. A expectativa é que, ainda durante a temporada de verão, o passeio de comece a ser realizado.
- O governo vai criar a estrutura. Mas é o mercado que irá dizer se o catamarã vai trabalhar todos os dias - avalia Eduardo Krause.
Para que seja possível oferecer uma linha diária entre Porto Alegre e Barra do Ribeiro é necessário pedir autorização da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e realizar a contratação de uma empresa. O valor da passagem hoje é visto como um empecilho. O deslocamento entre Guaíba e Porto Alegre custa R$ 11,50.
Há uma expectativa que até Barra do Ribeiro esse valor seja próximo de R$ 20, custo semelhante ao deslocamento de uma viagem direta de ônibus. A viagem duraria aproximadamente 50 minutos, 20 minutos menos do que pela BR-116 e BR-290.