Viajar de catamarã entre Porto Alegre e Barra do Ribeiro pode deixar de ser apenas um sonho dos visionários que apostam no turismo pelo Guaíba e pela Lagoa dos Patos. Essa é a convicção do secretário dos Transportes, Juvir Costella, que considera viável realizar, até o final do ano, o desassoreamento do canal de acesso ao antigo atracadouro do Engenho Santo Antônio, para permitir a navegação segura até o município da Região Metropolitana.
Costella participou da reunião em que o governador Eduardo Leite recebeu nesta sexta-feira (11) o prefeito de Barra do Ribeiro, Jair Machado, acompanhado dos deputados Fábio Branco (MDB) e Lucas Redecker (PSDB).
Leite pediu às Secretaria dos Transportes que avalie a possibilidade de dragagem do canal. Costella diz que isso pode ser feito em curtíssimo prazo, com uma draga de propriedade do Estado.
O prefeito se dispôs a fazer uma parceria com o Estado e dividir os custos, por acreditar que é uma forma de fomentar o turismo no município.
— Queremos que Barra do Ribeiro volte a ficar de frente para o Rio Guaíba — afirma Machado.
Além das viagens de turismo, Branco e Costella acreditam que seja viável a criação de uma linha regular entre Porto Alegre e Barra do Ribeiro. A viagem de catamarã duraria 50 minutos.
Ex-comodoro do Veleiros do Sul, Eduardo Ribas, que acompanhou a audiência, calcula que a passagem custaria R$ 18, valor semelhante ao preço do ônibus.