O vão móvel da ponte do Guaíba vai voltar a ser içado normalmente a partir desta quinta-feira (4). Um teste mecânico foi realizado entre 10h e 10h20. O primeiro içamento está programado para as 14h30.
Não foi comprovado problema no serviço de reparo que foi realizado. Com isso, as embarcações já poderão ser autorizadas. Testes de resistência do concreto foram realizados em laboratório desde quarta-feira (3) e comprovaram que a recuperação de um dos pilares de concreto foi realizada de forma adequada.
O prazo inicial de obras previa 10 dias de trabalho. A recuperação foi realizada nos três turnos. A rápida mobilização e execução permitiu, então, a antecipação deste cronograma.
A responsabilidade dos reparos foi de competência da dona da embarcação que bateu em um dos pilares do vão móvel na noite de quinta-feira (25). A CCR ViaSul supervisionou as obras.
A colisão danificou a estrutura, causando a suspensão dos içamentos. A passagem de veículos foi realizada normalmente neste período.
A embarcação que atingiu o pilar é a Piratini, da empresa Petrosul, e transportava uma carga de farelo de soja. O navio partiu da Região Metropolitana em direção ao Porto de Rio Grande. A embarcação não sofreu avarias graves e seguiu viagem. Ninguém ficou ferido.