Vender luz do sol?!?
Sim, esse é o projeto da startup norte-americana Reflect Orbital, que pretende inaugurar o novo ramo de negócio no final de 2025.
O plano inicial é colocar uma frota de 57 satélites-espelho de 10 metros quadrados na órbita da Terra, a 600 quilômetros de altitude, e com eles refletir luz solar para pontos específicos na superfície do planeta, onde já anoiteceu.
Os clientes na mira desses refletores são fazendas de luz solar, que poderiam abastecer suas baterias durante a noite ou em dias nublados. Como os espelhos (que não são feitos de vidro, e sim de um material chamado mylar) ficariam em uma posição fixa em relação ao solo, sobrevoariam os mesmos locais no mesmo horário todos os dias. No vídeo abaixo, os cofundadores Ben Nowack e Tristan Semmelhack explicam:
O primeiro teste de transmissão de energia com um espelho foi realizado em julho passado. O refletor foi pendurado em um balão de gás, e os raios de sol foram refletidos em direção a uma “fazenda solar móvel” — painéis rebocados por um caminhão. Segundo os engenheiros e cofundadores da empresa, os painéis foram abastecidos e o teste, um sucesso.
Aumento da poluição espacial — e luminosa
O plano da Reflect Orbital é colocar centenas de refletores em órbita. Seria mais uma contribuição para a poluição espacial na órbita da Terra, já populada por milhares de satélites com diferentes funções — a maior coleção é do ex-patrão de Ben Nowack, Elon Musk, e sua Starlink (Nowack, de 26 anos, já foi estagiário da Space X).
Não por acaso, o projeto da startup é lançar seus espelhos em foguetes da Space X, que já cuspiram 6.350 satélites Starlink na órbita terrestre.
Além disso, os refletores podem gerar algum nível de poluição luminosa, que prejudica a observação espacial e até a operação de aviões — quem aí lembra dos misteriosos episódios narrados por pilotos de avião sobrevoando o Rio Grande do Sul dois anos atrás?
A Reflect Orbital ainda não informou o custo dos seus serviços. Se você ficou curioso, pode preencher um formulário no site deles e aguardar uma proposta.