Tem uma pergunta clássica nos diálogos que começam em apps de relacionamento: “O que tu procura aqui?”
Se tu és do tipo que fica com vergonha de dizer que quer achar namorada/o, teus problemas estão prestes a acabar.
O grupo Match, dono do Tinder, vai lançar um novo aplicativo de relacionamentos no Brasil, o Hinge – o aplicativo “feito para ser deletado”, ou seja, para quem quer casar mesmo. Ele deve estar disponível em 2025.
O Hinge tem 23 milhões de usuários — mais do que o X — apesar de ainda não existir na América Latina nem na Ásia.
A ideia neste app é arrastar menos e ler mais sobre a outra pessoa. Os perfis precisam ser mais detalhados do que nos demais aplicativos convencionais e, para começar, é preciso responder a três perguntas sobre si, escolhidas de uma lista de “prompts” durante a criação do perfil.
O algoritmo do app também sugere matches com base nas preferências e dados das pessoas, enquanto o Tinder é regido basicamente pela localização e filtro de idade.
É possível curtir apenas uma resposta ou foto, e ainda envir um comentário sobre o(a) pretendio(a), mesmo antes do match. E mais, o Hinge não gosta de ghosting: o app cobra que tu respondas aos diálogos.
A maior diferença em relação aos demais apps é que o Hinge limita tuas curtidas a 10 perfis por dia – a menos que tu use a versão paga, que não tem essa barreira e também permite que tu saibas quem te curtiu (funcionalidade comum às versões pagas dos demais).
Tinder em baixa e o potencial do Hinge
Segundo o InfoMoney, o Hinge está nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá, na Austrália, na Irlanda, na França, na Alemanha e na Nova Zelândia. No ano que vem, deve ser disponível em alguns países da América Latina, incluindo o Brasil e o México.
O Tinder vem perdendo usuários e dinheiro. A CEO da marca, Faye Iosotaluno, disse esta semana, em apresentação a investidores, que a projeção é de queda ou no máximo estabilidade das receitas da empresa até 2026. Por isso, o app também deve passar por mudanças, como exigir fotos de rosto dos usuários, a fim de evitar perfis fakes na plataforma.