Especializada em jornalismo online há 14 anos, atua como coordenadora digital da Redação Integrada desde 2018. Já foi repórter, correspondente, chefe de reportagem e editora em diversos veículos de comunicação. Na coluna, trata da tua vida digital: notícias, tendências, ferramentas úteis e o que aconteceu de mais importante enquanto você estava offline.

Após pedidos
Análise

O ChatGPT responde sobre temas delicados da história dos EUA? Perguntamos

A coluna trouxe ontem que a DeepSeek desconversa sobre tópicos sensíveis para o governo chinês

Isabel Marchezan

Enviar emailVer perfil
Reprodução
ChatGPT responde perguntas capciosas sobre a história dos EUA.

A coluna mostrou que a inteligência artificial chinesa DeepSeek sonega respostas sobre temas sensíveis ao governo de Pequim, como a independência de Taiwan e o massacre da Praça da Paz Celestial.

E fui questionada pelos leitores sobre o porquê de não ter feito perguntas capciosas também ao ChatGPT, a ferramenta da OpenAI. Pois: fizemos! (veja o vídeo abaixo) 

Só que, diferentemente da DeepSeek, não há surpresas na reação da IA norte-americana. Tu podes questionar a qualidade, o viés e a abrangência das respostas, mas elas vêm, e não são mentiras.

Este questionário foi gravado ontem, em concomitância ao vídeo feito com o DeepSeek. Porém, aborda episódios controversos da história dos Estados Unidos, em vez da China.

Assista ao vídeo de perguntas para o ChatGPT

Quer ver o que perguntei ao DeepSeek? Veja o vídeo na coluna

Siga o Conexão Digital GZH no Instagram

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Bom dia, segunda-feira

00:00 - 05:00