Um morador de Porto Alegre está reclamando seus direitos junto ao Procon por não ter tido a mesma sorte do personagem da música de Gabriel Diniz (ouça abaixo e prepare-se para não esquecer o refrão) - ele não conseguiu marcar nenhum encontro em quatro anos usando o Tinder.
A indignação dele é por ter investido durante esse período para ter o upgrade do aplicativo, ou seja: poder ver quem o curtiu, ter o perfil exibido para mais pessoas, usar filtros avançados, por exemplo.
No caso do Tinder, há três categorias de assinatura (além do modo grátis). Não sabemos qual delas o sujeito escolheu, mas aplicativos de relacionamento em geral custam a partir de R$ 30 e poucos por mês, dependendo da modalidade.
O Procon informou à reportagem que aguarda uma manifestação da administração do aplicativo até quinta-feira. Mas a questão é: nem o Tinder, nem nenhum app de relacionamento, dá garantia de sucesso se você pagar mais. E então, funciona?
A coluna foi atrás de respostas. Um usuário ex-pagante (morador de Porto Alegre, divorciado, 45 anos) é categórico:
— Se eu não pagasse, eu nem sei se ia conseguir sair com uma mulher. Só saí com moças que não me curtiram e eu mandei mensagem, e só dou matches praticamente com mulheres que eu sei que me curtiram. É uma questão de sobrevivência pra mim. Match orgânico, não lembro de ter rolado.
Ele chegou a gastar R$ 200 por mês em três apps diferentes. Passado o vendaval pós-divórcio, não paga mais nenhum.
Foi uma questão de sobrevivência pra mim. Match orgânico, não lembro de ter rolado.
DIVORCIADO, 45 ANOS
Para outra assinante do serviço (moradora de São Paulo, solteira, 43 anos), a chave é não perder tempo:
— Pra mim, o principal é saber quem te deu like. Facilita ir direto nesses caras se acha algum interessante, porque não curto muito a parte de ficar olhando muita gente, passando pra direita e pra esquerda. E também os filtros avançados, filtrar por posição política, etc.
Outras funcionalidades exclusivas de quem desembolsa algum dinheiro nesses apps:
- Impulsionar o perfil, para que apareça para mais pessoas em um período de tempo.
- Poder “voltar” no álbum de figurinhas, ou seja: ver de novo um perfil que já rejeitou, mas se arrependeu.
Como funciona nas versões básicas: tu podes distribuir likes à vontade, mas só vai poder interagir se a recíproca for verdadeira. Na opinião desta colunista, com suspense é BEM mais divertido.